domingo, 13 de fevereiro de 2011

6º BE Cmb

*Em 1º de abril de 1943 o 6º Batalhão de Engenharia de Combate foi criado pelo Decreto Nº 5.367, com sede em Porto Alegre, com a denominação de 3º Batalhão de Engenharia – 3.º B E

Em 08 de maio de 1943, instalou-se inicial e provisoriamente no quartel do 1º Batalhão de Engenharia, na cidade de Rio de Janeiro, então Distrito Federal, para iniciar sua organização em pessoal, equipamento e material.

Em 25 de maio de 1943 a Unidade seguiu, via ferroviária, para Porto Alegre, onde chegou no dia 02 de junho, cerca das oito horas da noite. Já a aguardava na estação ferroviária o seu primeiro Comandante, Tenente Coronel José Diogo Brochado da Rocha, que no dia 05 de junho de 1943 recebeu o comando do Major Saul de Barros Câmara, que a conduzira do Rio de Janeiro à Porto Alegre.

Em 24 de dezembro de 1947 sua denominação foi mudada para 6º Batalhão de Engenharia – 6.º B E, por Portaria Ministerial Nº 4.846.

Em 30 de novembro de 1953 recebeu sua atual denominação, pela Portaria Nº 143-11, 6º Batalhão de Engenharia de Combate – 6.º BE Cmb.

Em maio de 1958 A Unidade é transferida para Saicã – São Simão, seguindo nesta oportunidade o seu destacamento precursor. Por ordem do Ministro do Exército foi tornada sem efeito a transferência para São Simão, tendo os últimos elementos retornados para Porto Alegre em 1963.

Em 31 de outubro de 1968 foi transferido para a cidade de São Gabriel, A Terra dos Marechais. Ocupou, então, o histórico aquartelamento do extinto 3º Regimento de Cavalaria Motorizado, o mais antigo quartel do Rio Grande do Sul, construído em 1846, por onde passaram infantes, artilheiros e cavalarianos, heróis da história de nosso Exército.

Sua primeira bandeira o Batalhão recebeu da Caixa Econômica Federal; cujo Diretor Presidente era o Dr Cilon Rosa, em cerimônia realizada no dia 06 de setembro de 1943.

Diversas praças da Unidade foram designadas para a FEB. Salienta-se entre elas, o Sargento Manoel Milintino da Silva, primeiro elemento do Batalhão transferido para o 9º BE Cmb, unidade esta incorporada à FEB, e o soldado Arthur Lorenço Stark, que tombou nos campos da Itália.

Foto: Site da Prefeitura Municipal de São Gabriel.

Um comentário:

  1. Minha querida Unidade, o 6º BEComb, onde fui Cabo do destacamento precursor quando da movimentação de Porto Alegre para São Gabriel, a Terra dos Marechais! De São Gabriel requeri e fui transferido para a Amazônia onde servi no 5º BECnst. Depois de cerca de 10 anos na Amazonia fazendo estrada e inclusive a Rodovia Transamazônica, por motivo de saúde de familiar, movimentei-me para Porto Alegre onde servi no BLog, estabelecido no mesmo local do 6BEcOMB. Depois fui transferido para o 3º Btl. de Suprimento e após uma enfermidade, fui reformado na graduação que estava, de 3º Sgt. Juruna, ou seja, do Quadro Especial e daí, continuando meus estudos, minha saudável "teimosia" que lá no 5º BEC me deu o apelido carinhoso de "Cabo Doutor"! Esta, uma pequena parte de minha vida, meus amigos! Hoje, aos 72 anos e 4 meses, sou advogado militante OAB/SC 9506, em Florianópolis - sc. Grato. Att. Dr. Osmar Elias de Oliveira advogado OAB/SC 9506-B.

    ResponderExcluir