Após passar pelas mãos de cinco proprietários, a "Estância do Inhatium" passou a pertencer a família Bento Pereira a partir do ano de 1879. Com o falecimento do casal João Bento Pereira em 1900 e sua esposa Rita Cassia de Oliveira Pereira em 1903, os campos foram divididos entre os filhos Adel e Alfredo Bento Pereira.
Com a introdução do gado Hereford no Brasil, em 1906, e a difusão desta raça pelo Rio Grande do Sul, Adel Bento Pereira como novo proprietário da "Estância do Inhatium", iniciou a criação da raça Hereford em sua propriedade. Para facilitar o manejo da sua criação estabeleceu, distante da sede, um Posto de nome São João, tendo concluído as construções de suas instalações em fins de 1943.
A partir de 1965, com o falecimento de Adel Bento Pereira, sua filha Cenyra Bento Pereira Rocha e seu esposo Gilberto Maia de Carvalho Rocha estabeleceram a "Estância São João", desmembrada da antiga "Estância do Inhatium" e deram continuidade na criação de gado Hereford.
Já no final daquele primeiro ano foi registrado na então “Associação do Registro Genealógico Sul-Riograndense (Herd-Book Collares), o seu primeiro animal. Era uma fêmea Tat. 01, HBB 90.300, de nome “Alegria do São João 01”, nascida em 16/07/1965, filha de “Eastleach 1 Choice Anxiety” em vaca “Americana do Vacacaí 05”.
A partir de 1983, aqui em nosso Estado, deu-se um maior incentivo para a criação da raça Braford que estava surgindo. Com isso, no inicio dos anos 90 foi introduzido, na "Estância São João", o cruzamento do Hereford com o zebuíno, surgindo a raça Braford nesta propriedade.
Finalmente em 4 de julho de 2003 surgiu a "Estância Luz de São João", quando Magda Carvalho Rocha Jaloto Avila recebeu de seus pais parte daquela antiga propriedade e deu continuidade, juntamente com seu esposo, Celso Jaloto Ávila Junior, as atividades pecuárias que vinham sendo desenvolvidas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário