quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

“Guapa”, a santa do povo

*Maria Isabel Hornos, a “Guapa” era dona de um bordel, linda, elegante, charmosa e desejada por todos os homens da cidade, nasceu no Uruguai em 15 de junho de 1897, chegando a São Gabriel na década de vinte, estabelecendo-se na avenida Dr. Celestino Cavalheiro, com uma pensão de mulheres.

Alem da beleza incomparável, “Guapa” carregava em seu coração uma bondade rara até no mais puro ser humano. Estava sempre rodeada de crianças tentando agradá-las de melhor maneira possível. Aos carentes sempre que podia fazia doações de alimentos e roupas usadas.

O apelido ela ganhou porque gostava de se vestir a moda campeira, com botas, bombacha e chapéu de aba larga. Também era eximia tocadora de gaita e trovadora das mais respeitadas.

Na noite de 3 de março de 1924, quando “Guapa” estava se enfeitando diante do espelho para ir a um baile de Carnaval, recebeu alguns tiros nas costas, desferidos da rua através da janela, por um cabo dos Provisórios do Exército. Segundo comentários da época, foi a mando de uma rica estanceira gabrielense, cujo marido teria um romance com a castelhana. O culpado ficou impune, pois o crime teria sido “encomendado”.

Como era uma pessoa muito querida na cidade, principalmente pelas pessoas mais pobres, o seu sepultamente teve grande acompanhamento. Seu caixão foi carregado por dezenas de pessoas, que se alternaram até a chegada ao cemitério.

Atualmente o túmulo de “Guapa” é um verdadeiro santuário, onde são pagas promessas com flores e placas de homenagens. E isso se deve em muito a uma devota de nome Modestina da Silva Dux, já falecida, que durante muitos anos promoveu no Dia de Finados uma procissão até o túmulo da chamada “santa do povo”. A procissão deixou de ser feita, mas a devoção continua.

Capela da "Guapa". (Foto: Prefeitura Municipal de São Gabriel)

5 comentários:

  1. ela e uma santa muito querida por tudo daqui de sao gabriel eu achei sua historia e muito linda ela e adimirada por tudos ela e a santa do povo mesmo um grande abraço de seu amigo jorge edgar moura olivera eu apardir de hoje suo devolto dela mesmo nao ter conhecido ela mais minha mae comto sua historia dela para mi guapa voce e minha santa mesmo

    ResponderExcluir
  2. oi vc tem a oraçao da guapo se vc tiver vc pode me mandar eu preciso muito dessa oraçao por favor me ajude vc pode mandar pelo meu orkti e paula santos da cidade de gapore rio grande do sul manda em depoimento bjs

    ResponderExcluir
  3. ORAÇÃO
    +
    A nossa protetora espiritual, nossa milagrosa Isabel (Guapa) para afastar as más companhias conseguir saúde, boas amizades e bons negócios em nome do Pai do Filho do Espírito Santo Amém. Deus com sua infinita misericórdia Divina nossa protetora e milagrosa Isabel Guapa animado de toda a confiança em vossos méritos perante Nosso Senhor Jesus Cristo entrego-me a vossa proteção rogando-vos afastar de mim as más companhias aproximando-me dos bons que podem auxiliar-me no caminho da vida Livra-me de todos os meus inimigos Visíveis e invisíveis nossa protetora e milagrosa Isabel Guapa assim como Vós foram sacrificados traiçoeiramente, assassinada pelas costas, que vos roubou vossa preciosa vida.
    Protetora e milagrosa Isabel (Guapa) Vós que a todos estende suas mãos protetoras e amigas com uma eterna gratidão a todos os seus devotos que Deus nosso Pai todo poderoso abençõe a Santa Fraternidade, entre todos os seus filhos, com as divinas Vibrações de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça que a Paz de deus a guarde a iluminada e milagrosa Isabel Guapa.
    Viva Nosso Senhor Jesus Cristo. Viva a nossa protetora espiritual a milagrosa Isabel Guapa.
    Pede se a graça e reza se 1 Padre Nosso 1 ave Maria.
    Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Amém.
    Publicado por Modestina da Silva Dux
    Consta o panfleto com a oração digitalizado, bem assim como está acima escrito, no livro de Antônio Augusto Fagundes. As Santas-Prostitutas: Um estudo de devoção popular no RS. Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 1987. p. 67.

    ResponderExcluir
  4. João Antônio T. Pereira15 de novembro de 2016 08:18

    Fiquei sabendo da historia dela hj, me comovi muito, se um dia for a São Gabriel com certeza farei uma visita ao tumolo de "GUAPA" para fazer uma oração.

    ResponderExcluir
  5. Quando morei la sempre ia la e levava rosas vermelhas e perfume sempre fui atendida !!! Obrigado Guapa....

    ResponderExcluir