segunda-feira, 28 de março de 2011

A inauguração da Rádio São Gabriel

*Terminadas as férias o operador do Blog está de volta ao batente. E para recomeço de postagens, algumas fotos da inauguração da Rádio São Gabriel, no distante ano de 1949. Essas verdadeiras reliquias podem ser vistas pelos seguidores do nosso blog, graças a gentileza do gerente da emissora, Carlos Conrad que permitiu fotografar o álbum de recordações da mais antiga emissora da cidade.

A Rádio São Gabriel foi fundada no dia 25 de outubro do ano de 1949 com prefixo de zyo 2, na frequência 580kc.Inicialmente seu estúdio era localizado na Rua General Mallet com a Rua Mascarenhas de Morais. Sua antena ficava na Camilo Mércio, com uma antena dipolo de meia onda com 250w, irradiando para fronteira oeste seus sinais com boa recepção nos rádios valvulados da época.

Depois no ano de 1960 sua sede foi transferida para Praça Fernando Abbott. Muitas rádios novelas eram realizados. Nesta época foi montada uma nova aparelhagem. Suas antenas foram transferidas para o Bairro Independência, com um sinal de transmissão com 500w. Sua sede foi transferida para um prédio adquirido pela organização, na Av. Mascarenhas de Moraes. Totalmente remodelada, com novos equipamentos.

Hoje em dia, a Rádio São Gabriel funciona digitalmente com um novo transmissor digital que foi instalado no final de 2008. Em janeiro de 2011, a emissora passou a integrar à Rede BandSat Sul, da Rádio Bandeirantes Porto Alegre, para as transmissões dos jogos da Dupla Grenal e da Seleção Brasileira de Futebol e também veicular alguns noticiários. (Fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário