sábado, 23 de abril de 2011

Museu João Pedro Nunes

*O Museu João Pedro Nunes é dono de um dos maiores acervos particulares da América Latina. Se ainda estivesse em atividade, seria um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O Museu foi criado em 1901 por João Pedro Nunes, que nasceu em São Borja a 27 de junho de 1883, na mesma casa que nasceria mais tarde Getúlio Vargas.

Era filho do coronel Genuíno Cezário Nunes e de dona Florisbela Rodrigues Nunes. Com apenas seis anos perdeu o pai. Um ano depois, em 1890, mudou-se com a família para São Gabriel, onde tempos depois estabeleceu-se com comércio.

Desde criança Nunes tinha o hábito de colecionar antigüidades. João Pedro Nunes começou o museu numa época de grandes transformações históricas, o que facilitou a aquisição de materiais de grande valia. É um dos poucos museus do Brasil que tem todas as peças doadas.

Devido as relações de amizade com pessoas ilustres da História, como o Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, General Ptolomeu de Assis Brasil e Honório Lemes, recebeu doações de grande valor.

João Pedro Nunes faleceu em 1968, ficando o museu aos cuidados de Isabel Nunes Paulo. Posteriormente em 1978, o bisneto assumiu os cuidados para com o acervo. Estudioso de História Paulo Teixeira participou de vários seminários e cursos de história, além de outros ligados ao próprio museu. Entre estes cabe destacar o Curso de Conservação de acervos com o especialista em conservações que trabalhou na conservação das múmias do Egito.

Atualmente parte do acervo do Museu está colocado junto ao prédio do Museu Gaúcho da FEB. O Museu já tem um novo e definitivo local assegurado. Deverá ser transferido para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, conhecida como "Igreja do Galo", que está em fase final de restauração.

Em 1953 o Museu João Pedro Nunes possuía um grande e rico acervo histórico e cultural, conforme foi publicado no boletim “Aspectos Gerais de São Gabriel”, de Fortunato Pimentel. Destacavam-se 116 medalhas históricas, entre elas algumas que remontavam aos tempos da Guerra do Paraguai, como as conferidas ao marechal Mallet, marechal João José da Luz, coronel Claudino Nunes Pereira e almirante Luiz Felipe da Gama, entre outras.

Havia também 15 estribos, entre eles o de Guia Lopes; 12 facas e punhais, com destaque para o facão de Plácido de Castro e a faca de marfim de Propicio Menna Barreto; 12 bandas, entre elas a que pertenceu ao coronel Hermenegildo Laureano da Silva; fardamentos usados em 1829, tipo com 18 botões chapeados a ouro, e que pertenciam ao capitão Francisco Xavier Montello, do 3º RC, da 1ª Divisão do Exército do imperador Dom Pedro I; 34 espadas, destacando-se a espada dourada rabo de galo, usada nas campanhas napoleônicas e uma espada de ferro, identificada no Rio de Janeiro como anterior ao ano de 1.500.

Ainda 38 bandeiras, sobressaindo-se a bandeira vermelha “Deus, Pátria e Liberdade”, que foi conduzida pelas forças de Saldanha da Gama no combate de Campo Osório, no dia 24 de junho de 1895; 18 quepes; 14 esporas, com destaque para as usadas na campanha farroupilha; objetos de Silveira Martins, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Plácido de Castro, José Garibaldi e general Propicio Menna Barreto; uma toalha de tecido “inhanduti”, que pertenceu a célebre madame Elisa Lynch, uma irlandesa que se tornou amante do ditador do Paraguai, Solano Lopes; objetos de Fernando Abbott, Pinheiro Machado e Honório Lemos.

Destaque especial para os binóculos de Adão La Torre; guampas de chifre, trabalho notável em alto relevo que pertenceu ao coronel José Serafim de Castilho, o “Juca Tigre”, objetos do general Osório e uma coleção de dezenas de espadas, que pertenceram a importantes vultos de nossa história.

O Museu João Pedro Nunes funcionava neste prédio, quando fechou as portas. (Foto: Magro Borin)

Vista interna do Museu. (Foto: Magro Borin)

Vista interna do Museu. (Foto: Magro Borin)

5 comentários:

  1. Olá, vi aqui neste museu medalhas históricas em homenagem ao meu bisavô materno, o General João José da Luz (Guerra do Paraguai). Gostaria de contato c vocês, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema. Meu e-mail: nilodt@hotmail.com
      Meu telefone: 61-34831739

      Excluir
    2. Olá, saberia dizer-me qual a descendência do meu bisavô, o Marechal João José da Luz, pois tinhamos o livro contendo nossa árvore genealogica, mas foi extraviado! Meu e-mail é poemadivino@hotmail.com Atenciosamente, Shirley.

      Excluir
  2. OI tudo bem? Gostaria de entrar em contato,sou trineta,ou tataraneta de coronel Genuíno Cezário Nunes e de dona Florisbela Rodrigues Nunes. Gostaria imensamente se possível,informar,onde nasceram o Genuíno e a Flrisbela,ou melhor ainda,o nome dos pais dos dois,ou fotos.Será possível? Agradeço imensamente.Veronica Carretta Nunes

    ResponderExcluir
  3. Oi! Sou filha de um sobrinho do Gen Honório Lemes. Gostaria do contato do proprietário ou responsável do acervo. Obrigado . Flávia Gularte

    ResponderExcluir