domingo, 19 de junho de 2011

*Prezado Nilo. Primeiramente parabéns pelo blog. Em setembro de 1985 aconteceu a 1ª "Querência da Canção Nativa", considerado o melhor festival do ano pela imprensa estadual. A segunda edição ocorreu no ano seguinte. Mas, infelizmente não saiu o disco. Muitas das canções dos dois eventos foram regravadas no inicio dos anos 90 por vários cantores e grupos.

PS: Seria interessante que você comentasse ou até mesmo sugerisse para os jornais de São Gabriel uma matéria sobre o pai de Tom Jobim - poeta, boêmio e gabrielense, conforme o livro de Helena Jobim "Antonio Carlos Jobim - Um homem iluminado", editora Nova Fronteira. Grande abraço. Paulo André Louzada.

OBSERVAÇÃO: Apenas para ilustrar a ótima colaboração do amigo Louzada:

"Jorge de Oliveira Jobim nasceu em São Gabriel (RS), no dia 23 de abril de 1889 e faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de julho de 1935. Foi um diplomata, jornalista, poeta e crítico literário brasileiro, conhecido também por ser o pai do músico Antônio Carlos Jobim.

Depois de se bacharelar em Direito, Jorge Jobim se tornou diplomata e assumiu, em maio de 1918, o posto de segundo-secretário de Legação no Equador. Apesar de ter sido transferido, mais tarde, para países como Chile, Peru e Argentina, não tomou posse de nenhum desses postos. Abdicou da carreira diplomática para ser inspetor de ensino do Ministério da Educação.

Em 1926, Jorge casou-se com Nilza Brasileiro da Almeida, 21 anos mais nova do que ele. Tiveram dois filhos: Antônio Carlos em 1927 e Helena Isaura em 1931. O casamento era turbulento devido ao temperamento ciumento e possessivo de Jorge, e os dois se separaram duas vezes.

Em vida, Jorge Jobim publicou dois livros de poesia, "Colméia Cristã" e "Poesias". Deixou também a coletânea "Poetas Brasileiros", de dois volumes, criada em parceria com seu amigo Alberto de Oliveira, bem como a coleção "Minha Infância – Os Mais Lindos Contos para Crianças", reunindo contos de autores consagrados como Eça de Queiroz, Coelho Neto, Leon Tolstoi, Selma Lagerlof, Oscar Wilde e Hans Christian Andersen.

Faleceu vítima de parada cardíaca aos 46 anos, enquanto internado na Casa de Saúde Doutor Eiras. Apesar do boato de que ele teria cometido suicídio, sua filha Helena Jobim acredita que o motivo foi uma overdose de morfina, que à época era utilizada como antidepressivo. (Fonte: Wikipedia)

Um comentário:

  1. Ao ler este Blog não me contive e publiquei no Jornal Online www.folhadaclasse.com.br, a matéria que o pai de Tom Jobem nasceu em São gabriel RS, graças por esta matéria meu amigo Nilo Dias.
    Publicarei no jornal impresso.

    ResponderExcluir