segunda-feira, 11 de julho de 2011

São Gabriel dos anos 30

*Nos anos 30 existiam em São Gabriel a "Casa Cruzeiro", de Miguel Nahra, "Cigarraria Ideal", "Confeitaria Nacional", "Confeitaria Barroso", "Bar e Restaurante Rosicler", "Clube Noturno Bataclan" e os blocos carnavalescos “Furacão”, “Canellas Pretas” “Zig-Zag”, “Amarrados” e “Filhos da Lua”.

Também funcionava em São Gabriel a fábrica de conservas, de propriedade do senhor Annibal Saglia, que exportava seus produtos para Londres e Liverpool. Além de línguas, a indústria também operava com conservas de perdiz, peru, tomates, rabadas, frutas, etc.

O Carnaval gabrielense em 1931
*Em 1931 proliferavam os clubes carnavalescos em São Gabriel. O mais popular era o “Furacão”. O bloco carnavalesco mais famoso na época era o “Filhos da Lua”, presidido por Astrogildo Silva.

Em fevereiro de 1933 foram organizados mais novos quatro blocos carnavalescos em São Gabriel: “Bohêmios”, “Abo”, “Tagarelas” e “Filhotes”.

Casas Pernambucanas
*No dia 22 de julho de 1931 foi festivamente inaugurada a filial das "Casas Pernambucanas", em São Gabriel. Ainda no mês de julho o senhor Ricardo Amann reabriu o "Café Tupynambá", no prédio sito a rua Coronel Sezefredo, onde funcionou a "Livraria Popular".

Cinema falado em São Gabriel
*Em setembro de 1931 foi inaugurado no "Cine Theatro Harmonia", da Empresa Charles Sturger, o cinema falado com os aparelhos “Fonocinex”, idênticos aos do "Cine Baltimore", de Porto Alegre. Foi focada a película “Anjos do Inferno”. (Fonte: Jornal "O Imparcial")

Nenhum comentário:

Postar um comentário