terça-feira, 25 de outubro de 2011

Homenagem à Rádio São Gabriel

*A Rádio São Gabriel, que hoje completa 62 anos de existência, foi fundada no dia 25 de outubro de 1949 com prefixo de ZYO-2, na frequência de 580 Kc.

Inicialmente seu estúdio era localizado na Rua General Mallet com a Rua Mascarenhas de Morais. Sua antena ficava na Camilo Mércio, com uma antena dipolo de meia onda com 250w, irradiando para a Fronteira Oeste seus sinais com boa recepção nos rádios valvulados da época.

Depois no ano de 1960 sua sede foi transferida para Praça Fernando Abbott. Muitas rádios novelas eram realizados. Nesta época foi montada uma nova aparelhagem. Suas antenas foram transferidas para o Bairro Independência, com um sinal de transmissão com 500w. Sua sede foi transferida para um prédio adquirido pela organização, na avenida Mascarenhas de Moraes. Totalmente remodelada, com novos equipamentos.

Hoje em dia, a Rádio São Gabriel funciona digitalmente com um novo transmissor digital que foi instalado no final de 2008.

Em janeiro de 2011, a emissora passou a integrar à Rede BandSat Sul, da Rádio Bandeirantes Porto Alegre, para as transmissões dos jogos da Dupla Grenal e da Seleção Brasileira de Futebol e também veicular alguns noticiários.

Algumas fotos históricas, de grandes nomes que passaram pelos microfones da emissora. (Fotos: Álbum histórico da Rádio São Gabriel)

O palhaço Zé Tiquinho, em apresentação no auditório da Rádio São Gabriel.

Sônia Cunha, atriz.

Glauco Fernando, locutor.

Celestino Valenzuela, locutor.

Antônio Paulo Oliveira, locutor.

Osvaldo Nobre, locutor.

Gildo de Freitas, em apresentação no auditório da emissora.

Olga Buere, atriz.

Dagoberto Focaccia, locutor.

Neli Souza, atriz.

Mário Mattos e seu Conjunto.

Lujan Cardillo, cantor.

Jussara Souza, cantora.

Ivone Cunha, atriz..

Hugo Ferlauto, Osvaldo Nobre, Paulo Alberto Salgado, João Baltazar Ferreira e Zenon Figueiró Martins.

Érico Silva, cantor.

Elizabeth Trindade, cantora.

Ataliba Filho, locutor.

Ataíde Ferreira, locutor e gerente.

Anúncio publicado no "Almanaque dos Esportes", de Amaro Júnior, em 1955. A Rádio São Gabriel aparece no anúncio dos 10 anos das "Emissoras Reunidas".

2 comentários:

  1. Que viagem! Alguns dos momentos mais bem guardados da minha infância eu passei na rádio São gabriel, onde, entre outras coisas, aprendi a cantar em público. Que emoção dar com a foto do meu pai (Ataíde Ferreira) nesta página! E rever gente querida da turma da "gente grande" daqueles anos 50, como Adalberto Focaccia e Celestino Valenzuela... Viva a internet, que possibilita esses passeios pelo tempo. Obrigada, Nilo Dias.

    ResponderExcluir
  2. a querida radio sao gabriel completou este ano 65 anos passou em branco a direçao poderia fazer exposiçao de fotos entre outras coisas lembro de um programa show da noite do dr dagoberto de uma gravaçao de um programa dos anos 60 verdadeira raridade sera que existe mais gravaçoes ou virou po pelo tempo ja que nao temos esta cultura de preservar estas reliquias infelizmente uma pena viva a nossa radio sao gabriel

    ResponderExcluir