sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Repercussão do livro na imprensa gabrielense

As 10 mais de Dagoberto Focaccia
6 – Colosso. Sim, colossal, maravilhoso e espetacular o livro “100 Anos do Futebol em SãoGabriel”, de autoria do escritor e jornalista NILO DIAS

Blog Caderno Sete

Panorama Esportivo

Augusto Solano Lopes Costa
Colunista do blog
O Futebol de São Gabriel tem documento
A foto a seguir, do Marcelo Ribeiro, que ilustra esta coluna é o atestado desta afirmativa, o livro “100 Anos de Futebol em São Gabriel”, do jornalista Nilo Dias Tavares resgata a história do esporte em São Gabriel, fruto de pesquisas e relatos temos perenizado os feitos do futebol em nossa cidade.

Desde o seu início através do uruguaio Ramon Monte Avaro, ou seja, muito ante de se pensar ou de se iniciar a falar em MERCOSUL, o futebol foi fruto desta integração.
A quantidade de jogadores uruguaios que aqui jogaram e a integração que sempre existiu são o efeito prático de uma aliança que os entraves burocráticos ainda não conseguiram efetivar.
O trabalho desenvolvido pelo Nilo Dias nos permite ter um relato de como o futebol pode retratar épocas e formas de convivência de épocas passadas.
Não pretendo aqui fazer análises sociológicas ou coisas equivalentes mas dentro da visão de leitor também buscar tais traços. O importante é que o futebol de São Gabriel tem reunido nesta obra a sua história, as equipes que existiram ao longo deste século, os atletas que aqui jogaram e os dirigentes sempre abnegados, a crônica esportiva na segunda etapa destes primeiros 100 anos.
Um livro para ler e guardar e se constituir em importante fonte de consulta e de recordações. “Gracias “ Nilo.

"Jornal da Cidade" - Ano IX - Nº 474

Jornal "O Imparcial - Edição 16.526
"Jornal Rural - ano 5 - nº 91

Jornal "Correio Gabrielense" - Edição Nº 323
Jornal "Cenário de Notícias" - Ano 11 - Edição 530


No próximo sábado (1), o jornalista Nilo Dias Tavares estará lançado seu livro “100 anos de futebol em São Gabriel. A obra, que tem 372 páginas e 20 fotografias, é o resultado de um trabalho de pesquisa que durou cerca de 15 anos.
O livro começa contando como o futebol chegou ao Brasil, depois no Rio Grande do Sul e finalmente em São Gabriel. O uruguaio Ramón Monteavaro, que era dono de uma funerária no local onde hoje está o Supermercado Nacional foi quem introduziu o futebol na cidade, fundando o S.C. Gabrielense.
E por aí o livro vai desvendando fatos históricos, como o batismo do G.E. Bagé, que teve como padrinho o S.C. Gabrielense. Figuras históricas da cidade que jogaram em nossos clubes. A presença militar no futebol de São Gabriel. A Guarnição Militar local, se não foi a primeira a introduzir o futebol nos quartéis, esteve entre as pioneiras.
O velho “ground” da Praça da Caridade. A união de forças para construção dos estádios da Caridade e Silvio de Faria Corrêa. A rivalidade entre E.C. Cruzeiro X G.E. Gabrielense, que eram quase invencíveis em seus domínios.

Os craques famosos que aqui jogaram, as sedes suntuosas de nossos principais clubes, as viagens de avião, tudo pago pelos empresários que tinham no trigo uma grande riqueza.
Resultados de jogos desde 1910. As brigas entre soldados das várias unidades militares que aqui estiveram sediadas. O jogo que ninguém queria apitar. A morte no estádio do 6º BE. Estatística dos jogos de times locais contra Grêmio e Internacional.
E muito mais. Sátira, humorismo, história, os clubes de futebol que existiram na cidade nesses 100 anos, a presença feminina nos jogos, dezenas de biografias de atletas, dirigentes, técnicos e gente da imprensa, além de 20 fotos históricas.
O lançamento do livro acontece no sábado, a partir das 10 horas, na Igreja do Galo. O livro tem capa e editoração do jornalista Carlos Ismael Moreira. O prefácio é do historiador Osório Santana Figueiredo.
A jornalista Teresinha Motta, esposa de Nilo Dias, escreve sobre a obra, na contracapa do livro. Depois do lançamento, ele poderá ser adquirido nas principais bancas de jornais da cidade.

Blog "Da Capital ao Pampa"
100 anos de Futebol na Fronteira
Um panorama completo dos primórdios do Futebol na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, em especial, na Terra dos Marechais. Esse é o resultado de 15 anos da pesquisa realizada pelo jornalista Nilo Dias Tavares e compilada no livro "100 Anos de Futebol em São Gabriel", que será lançado neste sábado (1/10), às 10h, no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, em São Gabriel.
A obra conta com riqueza de detalhes o surgimento dos primeiros times na cidade, desde 1909, por iniciativa do uruguaio Ramón Monteavaro, até o atual São Gabriel Futebol Clube.
Em um trabalho de fôlego, o livro traz em 372 páginas súmulas, escalações, resultados de partidas e campeonatos até mesmo do início do século passado. O trabalho dos dirigentes que ajudaram a desenvolver o esporte no município e a história dos principais jogadores que marcaram época também compõem a publicação.
Fotos antigas, verdadeiras relíquias do passado gabrielense, e o detalhismo preciso e cronológico empregado pelo autor, tornam a obra um legítimo documento histórico, não só de São Gabriel, mas do surgimento do futebol no Interior do Estado como um todo.
O livro tem o prefácio do historiador Osório Santana Figueiredo e apresentação da jornalista Teresinha Motta, esposa do autor. Este jornalista aqui teve a felicidade de contribuir com a diagramação e criação de capa e projeto gráfico da publicação.


Um comentário:

  1. Informa ao amigo que também fizemos menção do livro no Coluna Ponto de Vista caso queira citar também. Abraço

    ResponderExcluir