sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O GTC Sepé Tiaraju

*Com o lema “Esta terra tem dono e nos foi dada por Deus e por São Miguel”, foi fundado em 10 de maio de 2005 por Adalberto M. Cavalheiro, Armando P. Marques, Clóvis Gabriel M. Weber, Haroldo Francisco F. Dubois, Luis Paulo R. Pereira e Marco Antonio R. Moreira o Grupo Tradicionalista de Cavalgada Sepé Tiaraju.

Em 2010, o GTC Sepé Tiaraju foi responsável pela condução da "Chama Crioula" até o município, quando percorreu um total de 310 km, de Itaqui até São Gabriel. Foram dez pontos de pernoite.

Entre as atividades realizadas, destacou-se uma homenagem ao ex-coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Italmir Maldonado Chaves, falecido em abril de 2010, quando foi feita a entrega de uma centelha da Chama para cavaleiros de Santana da Boa Vista e de Caçapava do Sul, em frente ao túmulo do mesmo.

Este ano a cavalgada foi mais longa. A centelha foi trazida de Taquara por 18 cavalarianos do GTC Sepé Tiaraju. Eles saíram de São Gabriel no dia 26 de agosto. O comboio tinha pelo menos três caminhões – um com mantimentos, um com as camas para os pernoites e outro para os cavalos.

O retorno foi no compasso do trote dos animais. No total, foram percorridos 410 quilômetros, uma média de 35 quilômetros por dia. O grupo chegou a São Gabriel em 7 de Setembro.

Dois dias depois, começaram oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha, com a participação de 300 cavalarianos. Após a viagem, os cavalos foram levados para baias na cidade ou às propriedades rurais, já que não são mais permitidos animais no Parque Tradicionalista Municipal Rincaão das Carretas.

O Decreto Executivo Municipal 169/2006, criou a "Chama da Tradição", como homenagem ao Índio Sepé Tiaraju, que foi acesa no dia 25 de agosto de 2006 na cabeceira da Sanga da Bica. A partir daí ela é carregada em todas as cavalgadas oficiais realizadas pelo GTC Sepé Tiaraju.

Conforme Lei 2975 de 30 de outubro de 2006, aprovada pela Câmara Municipal, o prefeito de São Gabriel, Baltazar Balbo Teixeira, declarou ser de Utilidade Pública o GTC Sepé Tiaraju.





Um comentário:

  1. E DIZER QUE EXISTE CTGs e PTGs, QUERENDO NOS PREJUDICAR, SO MENTE PORQUE SOMOS OS ÚNICOS REPRESENTANTES DE SÃO GA BRIEL QUE VAMOS BUSCAR UMA CENTELHA DA CHAMA CRIOULA, A PATAS DE CAVALO. DESEJAM VOLTAR AO PASSADO, QUANDO IAM BUSCAR A FAGULHA DE CAMINHONETE.. SGABRIEL(RS) 25/MAR/2014

    ResponderExcluir