quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O "Matador dos Pampas"

O Museu de Paleontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) apresentou na manhã de terça-feira (17), o fóssil do animal carnívoro mais antigo que viveu na América do Sul. A nova espécie foi denominada de “Pampaphoneus biccai”.

O “Pampaphoneus” é um dinocefálios, do Período Permiano (mais de 260 milhões de anos atrás), da Era Paleozóica, mais antigo que os dinossauros. O fóssil do “Pampaphoneus” foi localizado em 2008 às margens de uma barragem no interior de São Gabriel.

O material consiste em crânio completo com 33 centímetros de comprimento, em que se destacam dentes caninos e serrilhados, que serviriam para prender e cortar as vítimas desse predador.

A descoberta é resultado de um projeto desenvolvido desde 2008, com coordenação do professor da Ufrgs, Cesar L. Schultz. “Pampaphoneus biccai”. O primeiro termo significa “Matador dos Pampas”, na tradução para o português, já o segundo faz homenagem ao proprietário da fazenda em que o material foi encontrado, José Bicca.

Animal media três metros de comprimento e pesava mais que um leão

É o segundo fóssil de vulto apresentado pelo projeto, que, em 2011, identificou o herbívoro “Tiarajudens eccentricus”. “‘Excêntrico” foi o termo mais adequado que o paleontólogo Juan Carlos Cisneros encontrou para definir uma espécie pré-histórica que viveu na região do pampa gaúcho há cerca de 260 milhões de anos. É que o animal, pertencente ao grupo que deu origem aos mamíferos, foge totalmente aos padrões de seus colegas contemporâneos.

“Tiarajudens eccentricus” é peculiar primeiramente pelo fato de ser o mais antigo animal já descoberto com uma formação dentária adaptada para a mastigação. A dentição, semelhante à da capivara, permitia à espécie se alimentar de plantas diferentes das consumidas por pareiassauros, répteis herbívoros da mesma época cujo formato dos dentes, semelhante ao da tartaruga, possibilitava apenas o corte de folhas.

A descrição do animal, descoberto pela equipe de Cisneros em março de 2009, está publicada na revista “Science”. O animal inaugurou o gênero “Tiarajudens”, cujo nome foi inspirado no distrito de Tiaraju, no município de São Gabriel, onde o fóssil foi encontrado.

Representação artística de “Tiarajudens eccentricus”, mais antiga espécie com dentição adaptada para mastigação descoberta até hoje. Na imagem, o animal mostra seus dentes de sabre para se defender do ataque de um predador carnívoro. (Arte: Juan Carlos Cisneros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário