quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Palácio Plácido de Castro

*O prédio da Prefeitura Municipal de São Gabriel, é sem dúvida um dos mais bonitos de todo o Estado do Rio Grande do Sul. O edifício, no estilo Capitólio, teve sua construção iniciada em 1917 e concluída em 1924, durante a administração do Coronel Francisco Hermenegildo da Silva, que foi intendente municipal de 1917 a 1920, de 1922 a 1924 e de 1929 a 1930. O prédio foi inaugurado em 15 de novembro de 1924.

Na última administração do prefeito Baltazar Balbo Teixeira, o prédio foi restaurado e recebeu nova e moderna pintura, estacionamento, novo piso de granito, troca da rede elétrica, nova iluminação, ruas laterais de saída, um moderno auditório, recuperação da Galeria dos Ex-Prefeitios, além de outras melhorias. Em 87 anos de existência foi a primeira e única vez que o prédio recebeu uma reforma completa.

Também foi construido no pátio da prefeitura o Centro Administrativo Municipal, que se constitui numa moderna Central de Atendimento aos contribuintes, numa área de 400 metros quadrados, que homenageia com seu nome a saudosa dona Eudóxia Garcia Chagas, que foi influente vereadora na cidade.

Também o ex-prefeito Inocêncio Cunha Gonçalves, foi homenageado com a denominação da Sala de Atos, igualmente inaugurada na oportunidade. A inauguração oficial das melhorias deu-se em 14 de dezembro de 2007, com uma grande festa que contou com a apresentação de banda musical e do Coral da Urcamp, celebração de um ato ecumênico e show de fogos artifícios.

Nas fotos abaixo momentos marcantes da história do prédio, que tem o estilo arquitetônico neo-clássico, com influência positivista

Centro Administrativo Eudóxia Garcia Chagas, à noite. (Foto de Paulo Roberto Neves Barbosa)

Centro Administrativo Eudóxia Garcia Chagas, à noite. (Foto: Paulo Roberto Neves Barbosa)

Centro Aministrativo Eudóxia Garcia Chagas.

Foto: Henrique da Borba)



Prédio da Prefeitura Municipal de São Gabriel, após a restauração e pintura realizada na úiltima administração do prefeito Balbo Teixeira. (Foto: Henrique da Borba)



Fotos do prédio da prefeitura, antes da reforma.

Um comentário:

  1. CARO AMIGO NILO , MESMO VOCÊ ESTANDO LONGE DE SÃO GABRIEL ESTA FAZENDO ESTE BELO E MAGNÍFICO TRABALHO DE MOSTRAR O QUE É NOSSO DE SÃO GABRIEL , SÓ UMA CORREÇÃO A PRIMEIRA FOTO QUE ESTA COM O NOME DE VALANDRO , NÃO É DELE ESTA FOTO FOI TIRADA POR MIM EM PEDIDO DO PREFEITO NA ÉPOCA PARA COLOCAR COMO FUNDO DE PLANO NAS TELAS DOS COMPUTADORES DA PREFEITURA , QUALQUER COISA QUE VENHA PRECISAR DE FOTOS OU ASSUNTOS PODE CONTAR COM A MINHA AJUDA SOU O PAULO ROBERTO NEVES BARBOZA , MEU EMAIL - py3pz@hotmail.com

    ResponderExcluir