terça-feira, 6 de março de 2012

O primeiro dono da Estância do Inhatium

*Caro Nilo. Conforme contato anterior estou te enviando um arquivo com dados sobre Baltazar Pinto de Aguiar, o primeiro proprietário da Estância do Inhatium, em São Gabriel, além de outro, do Coronel Felipe Nery de Aguiar, um comandante militar de Itaqui, na Revolução Federalista, neto de Baltazar Pinto de Aguiar. (Professor Paulo Santos. Itaqui.RS)

TENENTE DE MILÍCIAS BALTAZAR PINTO DE AGUIAR

Baltazar é um dos ascendentes de Felipe Nery de Aguiar que mais referências quanto a sua vida existem. Seu local de nascimento não é conhecido, mas deduz-se que seja originário da Bahia de onde procede a mãe, ADRIANA FELÍCIA DE SANT´ANA, casada com o português BALTAZAR ANTONIO PINTO. Teria nascido por volta de l782.

Com a vinda de seus pais para o Rio Grande do Sul, radicou-se em Santa Maria, onde casou com MARIA LUZIA (LUÍZA) FRANCISCA CABRAL, natural de Cachoeira do Sul. Baltazar é considerado um dos fundadores de Santa Maria na sua fase de acampamento. Recebeu sesmarias em locais distintos do Estado. A filiação conhecida de Baltazar e Luzia é a seguinte:

1. Luiza Maria de Aguiar – nascida em 28 de agosto de l809, em Santa Maria e casada, na mesma cidade, em l9 de abril de 1830, com Manuel Joaquim Pereira Figueiredo, filho de Bernardo José Pereira, um português;

2.Braz Pinto de Aguiar – nascido em 22 de março de l811, em Santa Maria, e casado, na mesma cidade, em 27 de novembro de l83l, com Maria Josepha Lopes Bitencourt. Entre seus filhos está Felipe Nery de Aguiar;

3.Auta de Aguiar – nascida em Santa Maria em l8l4, não existindo mais registros sobre sua pessoa, sabendo-se, entretanto, que há descendentes da família Aguiar que trazem esse nome;

4.Maria do Carmo Aguiar – nascida em l8l6, em Santa Maria e casada, na mesma cidade, em 01 de janeiro de 1829, com Francisco José Pereira Coimbra, filho de Bernardo José Pereira. Maria do Carmo faleceu em Itaqui, em 10 de março de l913, com 97 anos de idade.

Tiveram nove filhos com destacadíssima atuação no cenário político-administrativo itaquiense durante muito tempo. Maria teria residido com a família na atual Bento Gonçalves, na área central da cidade, em terrenos lindeiros à Prefeitura Municipal;

5.Manuel Pinto de Aguiar – nascido em l832. Residia em l874 no 1.° distrito de Itaqui, no 11° quarteirão. Fez parte da Guarda Nacional de Itaqui. Há registros seus como eleitor itaquiense, em 30 de abril de l877. É de se crer que seja um dos filhos nascidos em Itaqui, após a família de Baltazar ter vindo para a fronteira, ou quem sabe, parte da mesma.

Os rigores da Revolução Farroupilha em Santa Maria fizeram com que muitos proprietários abandonassem suas estâncias e migrassem para a fronteira. Casado com Ana Alves de Aguiar. A filha deste casal, Malvina Alves de Aguiar, casou com o primo Irineu Caetano de Mello, filho de José Caetano de Mello e Auta Coimbra de Mello, em l875;

6.Ramão Pinto de Aguiar – nascido em l833, também participante da Guarda Nacional, tanto do serviço ativo como da reserva. Assim como seu irmão, era eleitor itaquiense em registro de l877. Há documentos de registros de marcas de gado em seu nome no município de Itaqui. Era casado com Laurinda de Mendonça. Faleceu com 46 anos, em 8 de outubro de l879, não deixou filhos.

Baltazar Pinto de Aguiar foi requerente, em São Gabriel, na divisa com Rosário e próximo de Santa Maria, a sesmarias de campos no local denominado sesmaria do Inhatium, onde fundou mais tarde estância. Há documento que comprova tal pedido de requisição de terras em terrenos que o referido oficial antes havia construído casa de moradia e exploração de pecuária, numa área bastante extensa. Baltazar e sua gente eram monarquistas a serviço do Império.

Baltazar era avô do Coronel Felipe Nery de Aguiar. Por informações orais, Baltazar Pinto de Aguiar seria irmão de meu tetravô paterno, Ignácio Pinto de Aguiar. Residia em Santa Maria e poucas vezes vinha a Itaqui. Até hoje em São Gabriel existe a Estância do Inhatium, cuja casa foi construída por volta de 1860, por Baltazar Pinto de Aguiar.

Essas são informações orais repassadas pela família, entretanto no atestado de óbito de Ignácio Pinto de Aguiar consta como filiação desconhecida por ser exposto. Quem sabe não teria sido criado por esta família.

Entende-se que Baltazar sendo um adversário forte de Bento Gonçalves e dos "Farroupilhas", é natural que os ânimos e ressentimentos contra sua família e propriedades fossem mais intensos. Dessa forma, uma migração de alguns de seus filhos para a fronteira oeste era iminente. É um tronco da família Aguiar no Rio Grande do Sul. Em Itaqui tem muita gente que descende desse miliciano.

Pelo que deduz, teria comprado campos por aqui e alguns de seus filhos se fixaram nesta região. Informações outras, indicam que Baltazar Pinto de Aguiar foi no período da Revolução Farroupilha um juiz de paz, no interior de Santa Maria. Era um dos opositores a Bento Gonçalves. A correspondência dos "Farroupilhas" destacava ser esse juiz um adversário forte, que arregimentava gente contra as forças republicana. Foi um destacado líder local.

Estância do Inhatium. (Foto: Washington Costa Bicca, publicada no livro "Estâncias Históricas e Antigas de São Gabriel e Santa Margarida do Sul", de Myrta Luza Garcia Dias Rieth)

“A ESPADA DO CORONEL FELIPE NERY DE AGUIAR"

Professor Paulo Santos (paulo-itaqui57@hotmail.com)

A história do Coronel Felipe Nery de Aguiar é riquíssima, entretanto pouco conhecida do grande público. Aliás, tudo o que pertence ao passado fica à margem das lembranças. Isso é material para pesquisadores e curiosos. Às vezes, até a família esquece de seus antepassados, o tempo moderno valoriza o efêmero; o que ficou para trás parece que perde sua validade.

Entretanto, resgatar o passado e trazê-lo de uma forma menos saudosista é função de todos. Assim, retomar a figura de Felipe Nery de Aguiar é dar a conhecer um personagem muito atuante na história antiga de Itaqui, naqueles conturbados tempos republicanos.

Existem muitos dados sobre Felipe Nery de Aguiar, alguns faltando exatidão. Há relato de que Felipe teria nascido na Fazenda Santa Esperança, localizada a poucas léguas de Recreio (Maçambará), na Sesmaria Bittencourt.

Existem, nas fontes, duas datas de nascimento: a primeira – 26 de maio de 1853; a segunda – 7 de março de 1845. Diante de outras informações encontradas, a que merece maior crédito parece que é a segunda. Outros relatos dizem que Felipe Nery teria vindo de Santa Maria, terra de seus pais.

Era filho de Braz Pinto de Aguiar e Maria Josepha Lopes de Aguiar. Os avôs paternos eram o Capitão de Milícias, Baltazar Pinto de Aguiar, natural da Bahia, e Luiza Francisca Cabral, de Cachoeira, província do Rio Grande do Sul. Os bisavôs paternos eram Baltazar Antonio Pinto, de Portugal, e Adriana Felícia de Santana, da Bahia, Brasil.

A mãe de Felipe, Maria Josepha Lopes, era filha de José Lopes de Paula (irmão de Atanásio José Lopes) e Maria Antonia Bittencourt(prima-irmã de José Lopes de Paula), originários de Santa Maria da Boca do Monte. A avó paterna, mãe de Braz, era filha de Antonio Cabral, de Cachoeira e Eulália Maria do Espírito Santo, de Viamão.

A família de Felipe Nery veio de Santa Maria quando a Revolução Farroupilha estava destruindo as famílias e propriedades, principalmente de quem era monarquista (no caso do avô de Felipe) ou até mesmo republicano. O bisavô de Felipe Nery, O Juiz de Paz, Capitão de Milícias Baltazar Pinto de Aguiar, era inimigo ferrenho do líder revolucionário Bento Gonçalves, havendo correspondências que se referem a isso.

O referido Juiz de Paz, radicado na localidade de Pau Fincado, arrigimentava forças para lutar contra os rebeldes republicanos. Naquele período, Baltazar Pinto de Aguiar era aliado de Bento Manuel.

Felipe Nery de Aguiar pertenceu às unidades do Exército brasileiro como fez parte dos efetivos da Guarda Nacional, como Capitão Honorário.

Em 10 de janeiro de 1879 prestou juramento como vereador suplente, foi nomeado suplente de vereador efetivo. Em 1881 recebeu diploma de vereador. Fez parte dos Clubes Abolicionista e Republicano. Exerceu o cargo provisório de Delegado de Polícia no período de 1890. Foi também Juiz de Paz, em 1889. Estava presente na sessão da Câmara de Itaqui que aderiu à República, em 18 de novembro de 1889.

Como Intendente, o Coronel Felipe dedicou especial atenção à Praça Central, que na época recebeu o nome de Marechal Deodoro, criando jardins sob a supervisão de moças da sociedade itaquiense.

Criou mais uma aula pública para meninos, nomeou professor, criou o 1.º Regulamento para as Escolas Municipais, regulou os contratos dos passos municipais, solicitou demarcação dos limites do município e das estradas gerais de Itaqui, assinou contratos para iluminação pública dos lampiões de querosene, contratou o primeiro advogado para a Intendência, além de serviços de limpeza de sangas e ruas, serviços básicos daquele período.

Em 1895, tempo do Coronel Felipe de Aguiar, a Prefeitura, denominada de Intendência possuía oito funcionários e funcionava das 9 às 15 horas. Embora não se conheça com exatidão a carreira militar de Felipe Nery, encontramos na Ordens do Dia, do Conde D’Eu, alguns dados, assim como dados do Diário Oficial da União, por exemplo:

Em 14 de julho de 1869 foi promovido de Alferes Secretário para Tenente Secretário, conforme Ordem do Dia N.º 27, do Quartel General de Pirayu, no Paraguai;

Em 01 de janeiro de 1870 foi promovido de Tenente para Capitão, através da Ordem do Dia N.º 42, do Quartel General Curuguaty, no teatro da Guerra do Paraguai;

Em 21 de janeiro de 1870, o Tenente Fellipe Nery de Aguiar, do 11.º Corpo de Cavalaria, foi designado para assistente de deputado do quartel-mestre junto ao comando da 4.ª Brigada da mesma arma, através da Ordem do Dia N.º 47, do Quartel General da Villa do Rosário;

Em 1880, promovido a Major Ajudante da Guarda Nacional da comarca de Itaqui, RS;

Em 29 de setembro de 1894, através de decreto do Ministério da Guerra, publicado no Diário Oficial da União, promovido de Tenente-Coronel a Coronel, pelos relevantes serviços no Estado do Rio Grande do Sul durante a Revolta Federalista.

Foi nomeado pelo presidente da província, como primeiro intendente de Itaqui, prestando compromisso em 1.º de novembro de 1892. Neste mesmo ano foi promulgada, em seu governo, a 1.ª Lei Orgânica do Município. Em 1896 foi eleito para seu segundo mandato, não podendo concluí-lo devido a seu falecimento em 1900.

Em 13 de março de 1892 participou junto com outras lideranças políticas e militares de importante reunião em Caceros, província de Corrientes(Argentina), que decidiu por fazer a revolução com o objetivo de restaurar a ordem, em virtude dos protestos e luta armada organizados pelo Partido Federalista, cujo líder Silveira Martins pregava contra a política de Júlio de Castilhos.

Eram as tratativas que originaram a Revolução Federalista com repercussão em toda a província do Rio Grande do Sul, com combates em Itaqui. O Coronel Felipe estava entre os organizadores da rebelião.

O Coronel Felipe Nery de Aguiar foi chamado para comandar a 6.ª Brigada subordinada à Divisão do Norte, sob o comando de Pinheiro Machado. O Intendente Felipe Nery pediu licença de seis meses para se integrar a essa força, havendo notícias de combates onde o Coronel Felipe de Aguiar foi elogiado.

Comprovadamente participou da Guerra do Paraguai, recebendo condecoração em virtude disso. Em 26 de setembro de 1893 ocorreu um combate entre as forças governistas, comandadas pelo Tenente-coronel Felipe de Aguiar contra os revolucionários de Gomercindo Saraiva, em Itaqui.

As forças legais foram derrotadas. Felipe Nery de Aguiar reorganizou um contingente das forças derrotadas dando-lhe o nome de “Esquadrão Itaquiense”. Havia na cidade o 11.º Corpo Provisório sob o comando do Tenente-coronel Aureliano Pinto Barbosa.

Em Itaqui, casou com Cândida Lopes de Aguiar, filha de Simeão Estelita Lopes e Maria Teodora Lopes, de Santa Maria. Tiveram uma única filha: Felicidade, que ao casar com o escrivão Maurílio Xavier Caldeira, passou a assinar-se Felicidade de Aguiar Caldeira.

Felicidade e Maurílio tiveram como filhos: Elisa, Hilda, Alda, Otília e Felipe Nery de Aguiar, falecido precocemente aos 20 anos. Da filha Elisa casada com Paschoal Degrazia nasceu, entre outros, o popular Seu Roquinho, proprietário de lotérica, esposo de Dilema Dellamora Degrazia, muito querido pela comunidade.

Além disso, há poucos anos faleceu Dona Gilda Degrazia Saad, bisneta de Felipe, viúva do saudoso doutor Chaphick Saad, moradora na rua Independência, com quem tivemos a oportunidade de conversar em vida.

O Coronel Felipe Nery de Aguiar deve ter granjeado a simpatia dos órgãos vivos do município tanto que recebeu após sua morte, várias homenagens como, por exemplo: uma rua de sentido leste/oeste com o seu nome, o batismo da Escola Isolada Coronel Felipe de Aguiar, em 1953, no Curuçu e a homenagem com o nome da Escola Estadual Felipe Nery de Aguiar, em 1963, próxima ao centro da cidade, cuja primeira diretora, professora Gilda Caldeira Degrazia, era sua bisneta.

Uma de suas bisnetas, já falecida, contou-nos um dia que a família guardava como relíquia uma espada do Coronel Felipe Nery de Aguiar, que teria usado na Guerra do Paraguai. Este contava aos seus descendentes que em determinado período, num momento de descontração entre as peleias, ele teria desembainhado a espada e tirado num único golpe o quepe de um de seus soldados, apenas para descontrair.

Contava essa história e costumava rir muito. Afinal, a guerra é dura e não dava tempo para brincadeiras. A família recolheu esse depoimento e guarda com carinho a respectiva espada, que na época a referida bisneta manifestou a intenção de doá-la ao município desde que houvesse uma garantia da guarda e do uso adequado de tamanha relíquia.

O pai de Felipe Nery, o também militar Braz Pinto de Aguiar era filho do Tenente de Milícias, Baltazar Pinto de Aguiar. Baltazar era, por informações orais familiares, irmão de meu tetravô paterno, Ignácio Pinto de Aguiar. Os relatos indicam que Baltazar eventualmente vinha até Itaqui e procurava seu irmão.

Ignácio, por ocasião de seu testamento, nomeou o sobrinho-neto Felipe Nery de Aguiar como seu testamenteiro em 1883, no Rincão da Árvore, vindo a falecer em 1886. Por outro lado, o Coronel Felipe Nery de Aguiar era primo-irmão de meu outro trisavô paterno Augusto Silveira Dutra.

O Coronel Felipe Nery de Aguiar faleceu em Itaqui, dia 5 de janeiro de 1900, de congestão cerebral, numa sexta-feira, ocorrendo os funerais no sábado, às 9h da manhã, morte atestada pelo doutor Afonso Escobar.

Itaqui precisa conhecer mais sobre essa figura de singular atuação na vida político-histórica de um período de intensas conturbações – o advento da República. Outrossim, a República destituiu a Monarquia e iniciou uma nova fase na história do Rincão da Cruz.

Que bem poderíamos relacionar: “entre a cruz e a espada”. Numa conotação estilística, poderíamos abstrair que seria a cruz missioneira do pueblo de Itaquy das doutrinas cristãs da Companhia de Jesus e a espada dos republicanos, aqui representada pela “espada do Coronel Felipe Nery de Aguiar”.

Fontes de pesquisa:

Arquivo Público da Prefeitura Municipal de Itaqui
Arquivo da Câmara Municipal de Vereadores
Arquivo da Cúria Diocesana de Uruguaiana
Arquivo Público do Rio Grande do Sul
Livros de Registros da Guarda Nacional de Itaqui
Diários Oficiais da União
Ordens do Dia do Conde D’Eu
Jornal “O Guarany”, 1880, Uruguaiana

Obs. Em 2004, iniciamos um ensaio de pesquisa sobre a personalidade em questão, intitulado “Coronel Felipe Nery de Aguiar – 1845- 1900. Esboço Biográfico & Almanaque da Vida Pretérita do Rincão da Cruz”. Carecendo de conclusão.

Coronel Felipe Nery de Aguiar.

3 comentários:

  1. Bom dia .

    Sabe me informar os nomes dos filhos deste Coronel Felipe Aguiar?

    Obrigado .

    ResponderExcluir
  2. Para os amigos informo que tenho os nomes dos filhos desse coronel. Por favor, acessem meu email: paulo-itaqui57@hotmail.com. Prof. Paulo Santos. Itaqui.RS

    ResponderExcluir