segunda-feira, 5 de março de 2012

*Senhor Nilo. Acessei o blog VIVA SÃO GABRIEL e visualizei fotos da Estância Inhatium, cujo primeiro proprietário foi Baltazar Pinto de Aguiar, que faz parte de minha ascendência paterna. Era irmão de Ignacio Pinto de Aguiar, meu tetravô paterno.

Baltazar teve entre seus filhos, Braz Pinto de Aguiar, que foi pai do Coronel Felipe Nery de Aguiar, o primeiro intendente de Itaqui e um lider militar na Revolução Federalista de 1893. Tenho mais informações sobre o mesmo.

Gostaria de obter mais informações sobre Baltazar Pinto de Aguiar em São Gabriel, como por exemplo: dados sobre sua família, se ficou algum descendente por aí, detalhes sobre a Estancia Inhatium, o que ela ainda tem do tempo de Baltazar, quando começou a ser construída, quanto tempo permaneceram ali, quais os outros proprietários, enfim qualquer informação sobre esse personagem, que seria um Tenente de Milícias, um juiz de paz e adversário de Bento Gonçalves no período da Revolução Farroupilha.

Parabéns pelo blog e aguardo algum dado novo. Estou a disposição do amigo para as informações que disponho, tenho um estudo bem avançado sobre a família Pinto de Aguiar, incluindo Baltazar. Um abraço.

Professor Paulo Corrêa dos Santos, pesquisador da história de Itaqui, autor da obra "Agenda 150. Um passeio pelos carrilhões do tempo pretérito itaquiense", editado em 2008. (03/03/2012)

*Resposta: Em primeiro lugar obrigado por acessar o blog. Em segundo, agradeço pelas palavras de incentivo. E finalmente, gostaria de receber essa colaboração para colocar no blog. E se possível, com muitas fotos antigas dessa histórica propriedade. (03/03/2012)

*Senhor Nilo, obrigado pela resposta. Oportunamente vou lhe enviar o que tenho sobre Baltazar, peço apenas o tempo para reorganizar os arquivos que tenho. Apenas informo que não disponho de foto alguma desta histórica propriedade, apenas as que visualizei em seu blog.

Pelo contrário, gostaria que o amigo me disponibilizasse mais tomadas dessa estância. O que tenho são informações pesquisadas aqui.

Um abraço e espero que possamos formar uma boa parceria para divulgar essas belezas que são as histórias antigas familiares. Professor Paulo Santos. Itaqui.RS (04/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário