quinta-feira, 19 de abril de 2012

Um craque de nome "Canjica"

Devanir Jobim Batista, o “Canjica” foi um jogador clássico, de fino trato com a bola. O apelido ele herdou do pai, que não gostava que o chamassem assim. Com o “Canjica” filho foi diferente, ele não se importava com o apelido e até sentia uma ponta de orgulho pelo fato da sabedoria popular ter homenageado seu pai, chamando o bueiro que passa pela Vila Rocha e Bairro Independência de “Canjica”. Isso, porque a única casa existente no local naquela época, era a dele.

A carreira de “Canjica” no futebol poderia ter sido bem melhor, não fosse a bebida. Quando jogava pelo G.E. Gabrielense recebeu uma proposta para se transferir para o S.C. Internacional, de Porto Alegre. Mas havia uma condição: parar com a bebida. “Canjica” não aceitou e jogou pelos ares uma oportunidade única.

Com “Canjica” no fim de carreira, as equipes amadoras do Renner e Sul Brasil acertaram um jogo amistoso no campo do 6º BE para marcar a sua despedida. Ficou combinado que ele jogaria um tempo em cada equipe, pois fora jogador das duas. No primeiro tempo vestiu a camisa do Renner, mas não conseguiu voltar a campo para a segunda etapa, devido a forte emoção. O desportista Carlinhos Rangel, o homem forte do Bloco da Geni estava lá e testemunhou esse bonito momento do futebol de São Gabriel.

Em uma outra oportunidade, quando “Canjica” já havia parado com o futebol e passava por momentos de dificuldades, com a saúde bastante abalada, seus amigos Carlinhos Rangel e Nozi Goulart, este de saudosa memória, organizaram um jantar, para angariar algum dinheiro.

E aconteceu o inesperado, algo que só o destino pode explicar. Nozi Goulart se sentiu mal e veio a falecer sem poder entregar o dinheiro arrecadado a “Canjica”. A tarefa ficou por conta de Carlinhos Rangel. “Canjica” faleceu no dia 8 de junho de 1994. (Fonte: Livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria do operador deste blog, jornalista Nilo Dias)

Quadro existente na parede da casa de uma filha do saudoso "Canjica", com o ex-jogador e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário