terça-feira, 24 de abril de 2012

Grandes vultos de São Gabriel

*Joaquim Francisco de Assis Brasil nasceu na Estância de São Gonçalo, município de São Gabriel em 29-07-1857 e faleceu em 24-12-1938 em seu castelo na Granja de Pedras Altas, no município de Pedras Altas.

Bacharel em Direito, formado pela Universidade de São Paulo. Político e orador de raros dotes, escritor, poeta e prosador, diplomata e estadista. Propagandista da República. Fundador do Partido Libertador. Deputado e Governador do Rio Grande do Sul, participou da Junta Governativa de 1891.

Introduziu, em 1895, o gado Jersey no Brasil, assim como o gado Devon. Teve, ainda, participação importante na introdução do cavalo Árabe e da ovelha Karakul.

Embaixador Extraordinário em Buenos Aires, em Washington, Lisboa, Londres e México. Assinou em 1903, juntamente com José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, a quem assessorava, o Tratado de Petrópolis que assegurou ao Brasil a posse do atual Estado do Acre, terras que anteriormente pertenciam à Bolívia. Nesse estado foi criado, em sua homenagem, o município de Assis Brasil.

Adversário de Júlio Prates de Castilhos, assumiu seu papel na oposição concorrendo contra Antônio Augusto Borges de Medeiros antes da Revolução de 1923, em que foi o chefe civil dos rebelados.

Foi também ministro da Agricultura (1930/32). Membro da Academia de Sciencias e Letras de Lisboa.

Em julho de 1999, em votação feita em todo o Estado do Rio Grande do Sul por iniciativa da RBS TV, foi eleito um dos 20 Gaúchos que Marcaram o Século XX, ao lado de personalidades como Oswaldo Aranha, padre Landell de Moura, João Goulart, Getúlio Vargas, Érico Verissimo, Lupicínio Rodrigues e outros.

Joaquim Francisco casou-se, em primeiras núpcias, com Maria Cecília Prates de Castilhos, irmã de Júlio Prates de Castilhos, governador do Estado do Rio Grande do Sul. Pais de Maria Cecília De Assis Brasil, Carolina de Assis Brasil, Joaquim de Assis Brasil e Francisco de Assis Brasil.

Em segundas núpcias, casou com Lidia Pereira Felício de São Mamede, natural de Bonn, Alemanha, filha de José Pereira Felício, 2º Conde de São Mamede, nascida em 1878 e falecida em 1973 aos 95 anos. Pais de Cecília de Assis Brasil, Lydia de Assis Brasil, Joaquina de Assis Brasil, Francisco de Assis Brasil, Joana de Assis Brasil, Dolores de Assis Brasil, Joaquim de Assis Brasil e Lina de Assis Brasil. (Fonte: Site da Família Assis Brasil - http://www.assisbrasil.org/)

Joaquim Francisco de Assis Brasil. (Foto: Site da Família Assis Brasil - http://www.assisbrasil.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário