terça-feira, 24 de julho de 2012

Sina estradeira

*Amigos de muitos anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira e Rogério Melo dividem o mesmo apreço pela arte e pelo folclore da pampa gaúcha. Honrar, valorizar e celebrar a força desta cultura é o objetivo de ambos.

Atuando como dueto desde 2001, hoje César Oliveira e Rogério Melo são dois dos artistas mais reconhecidos no cenário cultural do sul do país. Extremamente vinculados à música terrunha, tem um público cativo e crescente, o que coloca seus discos entre os mais vendidos do Estado.

Juntos, gravaram nove CDs e três DVDs. A cada trabalho, o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca indelével na história da música gaúcha. Em 2008, o Brasil também reconheceu o talento de César Oliveira e Rogério Melo agraciando-os com o Prêmio TIM de Música de melhor dupla regional do país.


BIOGRAFIAS

César Oliveira

César Oliveira, o caçula dentre três irmãos, nasceu em 8 de dezembro de 1969 em Itaqui, cidade gaúcha que faz divisa com a Argentina. Porém, foi em São Gabriel, para onde mudou-se aos dois anos e meio de idade, que viveu as melhores lembranças da infância e adolescência e onde iniciou a formação escolar e cultural, esta desenvolvida em CTGs.

Seus pais, Antônio e Terezinha eram músicos, formavam uma dupla e participavam de programas de rádio. Por influencia deles, César cresceu escutando diversos ritmos e elegeu os de folclore, que retratam os costumes de um povo, como os preferidos. É grande apreciador de "Chacareras", "Polcas", "Chamarras", "Vaneiras", "Rancheiras" e "Tangos".

A carreira musical teve inicio quando tinha 13 anos e aprendeu a tocar violão com o irmão mais velho, Sandro. Aos 14 ganhou o primeiro violão, um presente da mãe. Aos 17, passou a fazer parte de invernadas artísticas em São Gabriel como violonista, o que lhe propiciou, mais tarde, o convite para integrar o "Grupo Tupambaé". Aos 20 anos perdeu a mãe e sentiu-se desmotivado a continuar carreira.

Depois de algum tempo retirado do cenário musical retornou ao meio nativista incentivado pelo amigo, doutrinador e parceiro Edilberto Teixeira. No final da década de 1980 teve a primeira música, "Sina Estradeira", gravada no disco da "1a Carreteada da Canção Nativa de São Gabriel".

E daí em diante foi crescendo como músico. Em 1990 integrou o grupo folclórico "Os Chimangos" de Caçapava do Sul, com quem percorreu cidades da Europa. Em 1997 lançou o primeiro trabalho solo, "Com a Alma Presa na Espora". Depois vieram os CDs "Na Hora do Amargo", "Coplas de Andarengo", "De Campo e Alma", "Na Boca da Noite" e "Lá na Fronteira".

Em novembro de 2002, César Oliveira e Rogério Melo formaram a dupla, com o primeiro CD "Das Coisas Simples da Gente" e a música, "Pra Bailar de Cola Atada", que trouxe aos palcos a alegria e riqueza do cancioneiro campeiro do Rio Grande do Sul. Seguiram-se os CDs "Concerto Campeiro", "Retrato de Pampa e Invernada", "Apaysanado", "Pátria Pampa", "O Campo" e “Cantiga para o meu chão”.


Rogério Melo
 
Rogério Melo, filho de Dalmir dos Santos Melo e Maria Inês de Azambuja Melo, nasceu em São Gabriel no dia 18 de maio de 1976. Desde pequeno, já demonstrava tendência e apreço a arte folclórica. Foi ainda em São Gabriel que descobriu a música em suas variadas formas - prática, ritmo e expressão corporal. Aos 10 anos começou a tocar violão e ingressou na invernada do "CTG Caiboaté".

Já adolescente, em 1992, mudou-se para Capão da Canoa, cidade não menos importante na formação de sua carreira. Foi lá, freqüentando o "CTG João Sobrinho", que conheceu os amigos Coca, Sílvio, Valesco e o cantor e compositor Chico Saga, os responsáveis por sua iniciação no canto. No mesmo ano, complementando a ligação com a música, Rogério ganhou do pai o primeiro violão.

Três anos depois foi morar em Porto Alegre, quando começou a cantar em fandangos. Foi integrante do grupo "Estilo Campeiro". Ao voltar para São Gabriel foi solista de invernadas artísticas do "CTG Caiboaté". Depois passou a cantar no grupo "Eco do Sul", que lançou em 1998 o CD "Um Vistaço na Tropa", produzido por César Oliveira. Ainda em 1998, Rogério deixou o grupo e ingressou nos festivais de música nativista.

A primeira aparição de Rogério na vitrine da canção gaúcha foi em 1999 quando defendeu a composição "Romanceiro de Estrada e Posto", no "12º Terra e Cor da Canção Nativa" na cidade de Pedro Osório. Em 2000 foi procurado por César Oliveira para gravar uma participação no CD "De Campo e Alma". No mesmo ano, também participou do disco "De Quem Anda Por Aí", do poeta gabrielense, Aléx Silveira. A partir daí, novos projetos e parcerias com César surgiram e a cada novo trabalho a amizade e afinidade musical de ambos se solidificava.

Em 2001, Rogério Melo fez o álbum solo "Alma Campeira". Em 2002, juntos agora como "César Oliveira e Rogério Melo" lançaram "Das Coisas Simples Da Gente". O que veio depois todos já sabem, basta ler a biografia acima, de César Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário