terça-feira, 3 de julho de 2012

Grandes vultos de São Gabriel

*Nascido em Palmeiras dos Índios, no Estado de Alagoas, em 5 de novembro de 1898, José Sampaio Marques Luz chegou em São Gabriel em 1920, onde viveu por 41 nos, participando ativamente da vida comunitária gabrielense: foi secretário do município nas administrações do intendente Francisco Hermenegildo da Silva e Antônio Cândido da Silveira.

Na imprensa local militou nos jornais “A Notícia”, “Correio do Pampa” e finalmente no “O Imparcial”, jornal que ele próprio fundou e cuja primeira edição foi publicada em 24 de março de 1931, ou seja a 81 anos atrás.

Na política fez parte do Partido Republicano Riograndense e finalmente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi um grande líder político de indiscutível carisma, tendo sido prefeito nos períodos de 1952 a 1955, voltando a eleger-se em 1960 e não podendo concluir o mandato, quando a pouco mais de um ano veio a falecer as 7h20min do dia 3 de abril de 1961, com 62 anos de idade. Seu sepultamento foi um dos maiores da época, no que se refere ao acompanhamento.

Legou como herança para a nossa cidade a Cooperativa Tritícola São Gabriel Ltda, a Escola Técnica de Comércio, depois Colégio Comercial de São Gabriel, Ginásio Municipal XV de Novembro, depois Escola estadual de 2º Grau XV de Novembro e o Asilo São João.

Desempenhou ainda as funções de Venerável Mestre da Loja Maçônica rocha Negra Nº 1 e presidente da União Caixeiral Gabrielense. (Fonte: Jornal "O Imparcial)


Nenhum comentário:

Postar um comentário