quinta-feira, 5 de julho de 2012

Um exemplo a ser seguido

*Eduardo Brandão Rocha, ou simplesmente o “Professor Rochinha”, é uma verdadeira relíquia de São Gabriel, no esplendor de seus 95 anos de idade. A biografia digna de homenagens abrange uma trajetória de inegável contribuição à educação e de vocação para fazer o bem e a caridade. Ele nasceu em São Gabriel, no dia 17 de janeiro de 1917. Filho de Bernardino de Campos Rocha e de Setembrina Brandão Rocha, irmão de Carlos e Alda Rocha.

Casado em 18 de julho de 1946 com dona Arminda Lopes Rocha, com quem constituiu uma bem formada família, tiveram cinco filhos: José Antônio, Caio Flávio, Therezinha, Anna Maria e Susana.

E mais os filhos do coração, gente que ele sempre considerou como filhos verdadeiros, casos de Paixão Veloso, Zelma Junco, Nely Gomes, Pelé, Paulo Sérgio, Elizabeth, Ana Crispina e outros afilhados e aquerenciados, para quem as portas de sua casa estiveram sempre abertas. Entre eles Marino, Manoel Sopa, Adão Canhão e outros.

O professor Rochinha é sogro de Olga Maria, Elaine Müller, Clóbis Lycurgo Saccol dos Santos (Bob Saccol), João Carlos (Chim) e Júlio César (Capacete). Avô de Paulo Sérgio, Luiz Antônio, Ana Luiza, Eduardo, Lauro, Theo, Éverton, Juliano, Leonardo, João Fabiano, Themis, Fernanda, Carlos Eduardo, Mariana, Fernando, Marcela, Guilherme, Maria Rita, Maria Lúcia, Marina, Isadora, Thais e Júlio César.

É bisavô de Ana Paula, Susana, Luciana, Juliana, Maria Eduarda, Martina, Thais, Leonardo, Ricardo, Pietra, Mathias, Luiza, Dennis Henri e Bernardo. E para completar, é trisavô de Luisa, Antônio, Batina e Marília.

Na vida profissional desempenhou as funções de professor (estadual e municipal), foi subgerente do extinto Banco Nacional do Commercio (hoje Santander), técnico em Contabilidade, tendo sido diretor da Escola Técnica de Comércio e Escola Estadual XV de Novembro. Foi um dos fundadores da Banda Marcial XV de Novembro.

Na política, foi membro atuante do Partido Libertador (PL) e vereador numa época em que o parlamentar nada ganhava, fazia um trabalho por amor a cidade. Foi ainda secretário do Rotary São Gabriel. E também esteve envolvido no esporte, tendo sido membro destacado de várias Diretorias do extinto E.C. Cruzeiro.

Homem de muita fé e religiosidade, ainda hoje é ministro da Igreja Católica Apostólica Romana. Durante muitos anos o professor Rochinha esteve ligado à Capela São José, localizada próximo ao Ginásio de Esportes Plácido de Castro. Um ser humano assim tão rico de simplicidade e virtudes é um estímulo para os mais jovens e um exemplo a ser seguido. (Com dados coletados por Susana Rocha)

3 comentários:

  1. Tive o previlégio de ter aulas com o Prof.Rochinha. Um beijo no coração deste homem brilhante.Tiarajú

    ResponderExcluir
  2. Ao Professor Rochinha que Deus o abencoe!! tive o privilegio de ter aula no colegio Comercio, um exemplo de Cidadao!!1

    Carlos Alberto dos Santos
    residente no Vale Real, RS

    ResponderExcluir
  3. o blog do Ev Carlos Alberto mais uma ferramenta do evangelho para pregar ampliar o Reino do Senhor!!!um feliz dias das Crianças !!!!

    ResponderExcluir