sábado, 22 de setembro de 2012

O castelo mal assombrado

*Dia desses o amigo Valdir Borin publicou em sua página no Facebook, matéria falando de um castelo mal assombrado, existente no interior do município de São Gabriel. Então resolvi procurar o historiador Osório Santana Figueiredo, para que falasse alguma coisa sobre isso.

O castelo fica em terras da “Estância do Panorama”, no “Corredor do Anibal”, na localidade de Cerro do Ouro. No livro "Lendas, Causos e Assombrações", o historiador conta a lenda do negrinho morto pelo senhor, após enterrar duas barricas de ouro. Quando a avó dele e mãe de criação soube do ocorrido, amaldiçoou a estância. “Que nenhum dono viveria por muito tempo naquele lugar”.

O castelinho foi mandando construir pelo general Ptolomeu de Assis Brasil. Como era oficial de engenharia, fez encimado de ceteiras na década de 1920. Assim como a casa dele na cidade. Ao se referir a uma gruta, dividida em peças, uma com muito vento, o historiador garante que não passa de brincadeira.

Mas o fim do castelinho está sendo muito triste. As terras foram vendidas para plantio de eucaliptos. A última noticia que se soube, é que as portas não existem mais, estão roubando tudo. Ninguém mais mora por lá.

O último proprietário visitou o historiador e ouviu a história do castelo. E teria respondido: “Fiz um pacto com os fantasmas do castelo, não me incomodam e eu não faço nada contra eles. Eles gostam muito de bailes”.

Passados três anos ele procurou novamente o senhor Osório Santana Figueiredo, para dizer que havia vendido o sobrado para uma empresa de celulose e se arrependera, pois não achara outra terra para comprar.

O que realmente acontece no castelo da Estância do Panorama? Algumas pessoas garantem ter ouvido barulhos de pratos e sons de passadas. Outras dizem que não ouviram nada. Lenda ou realidade? Por enquanto não há resposta.

O castelo está abandonado. (Foto: Valdir Borin)

3 comentários:

  1. No livro "A HISTÓRIA E AS LENDAS DE UMA FAMÍLIA", de autoria de Elody Helena Veiga de Menezes, será encontrada a verdadeira história da Estância da Boa Vista, hoje Panorama,construida por José Rufino dos Santos Menezes.

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando sobre a história e estamos em 2016, ainda existe esse castelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe sim fui la ontem é muito lindo e eu acredito que seja tudo mito pois passei a tarde la e tirei muitas fotos

      Excluir