sábado, 22 de setembro de 2012

O castelo mal assombrado

*Dia desses o amigo Valdir Borin publicou em sua página no Facebook, matéria falando de um castelo mal assombrado, existente no interior do município de São Gabriel. Então resolvi procurar o historiador Osório Santana Figueiredo, para que falasse alguma coisa sobre isso.

O castelo fica em terras da “Estância do Panorama”, no “Corredor do Anibal”, na localidade de Cerro do Ouro. No livro "Lendas, Causos e Assombrações", o historiador conta a lenda do negrinho morto pelo senhor, após enterrar duas barricas de ouro. Quando a avó dele e mãe de criação soube do ocorrido, amaldiçoou a estância. “Que nenhum dono viveria por muito tempo naquele lugar”.

O castelinho foi mandando construir pelo general Ptolomeu de Assis Brasil. Como era oficial de engenharia, fez encimado de ceteiras na década de 1920. Assim como a casa dele na cidade. Ao se referir a uma gruta, dividida em peças, uma com muito vento, o historiador garante que não passa de brincadeira.

Mas o fim do castelinho está sendo muito triste. As terras foram vendidas para plantio de eucaliptos. A última noticia que se soube, é que as portas não existem mais, estão roubando tudo. Ninguém mais mora por lá.

O último proprietário visitou o historiador e ouviu a história do castelo. E teria respondido: “Fiz um pacto com os fantasmas do castelo, não me incomodam e eu não faço nada contra eles. Eles gostam muito de bailes”.

Passados três anos ele procurou novamente o senhor Osório Santana Figueiredo, para dizer que havia vendido o sobrado para uma empresa de celulose e se arrependera, pois não achara outra terra para comprar.

O que realmente acontece no castelo da Estância do Panorama? Algumas pessoas garantem ter ouvido barulhos de pratos e sons de passadas. Outras dizem que não ouviram nada. Lenda ou realidade? Por enquanto não há resposta.

O castelo está abandonado. (Foto: Valdir Borin)

14 comentários:

  1. No livro "A HISTÓRIA E AS LENDAS DE UMA FAMÍLIA", de autoria de Elody Helena Veiga de Menezes, será encontrada a verdadeira história da Estância da Boa Vista, hoje Panorama,construida por José Rufino dos Santos Menezes.

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando sobre a história e estamos em 2016, ainda existe esse castelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existe sim fui la ontem é muito lindo e eu acredito que seja tudo mito pois passei a tarde la e tirei muitas fotos

      Excluir
  3. E os tesouros enterrados será que foram encontrado

    ResponderExcluir
  4. RONALDO RECH FIGUEIREDO24 de agosto de 2021 às 03:03

    Bom dia. Tenho algumas recordações deste lugar, pois moramos lá. Meus pais trabalharam na estância, acho que em torno de 1966 a 1969. Eu tinha 6 anos. Fico triste vendo o descaso e a depredação de relíquias como esta. Meu desejo de ver aquele lugar restaurado. Mas....prevalece o lucro, a ganância, a destruição.... Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. RONALDO RECH FIGUEIREDO24 de agosto de 2021 às 03:06

    Tenho algumas fotos do lugar.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de visitar e fazer uma pesquisa paranormal no local mas para isso preciso de uma permissão para visitar passar uma noite

    ResponderExcluir
  7. Fui lá e ouvi barulhos de pratos e batidas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Estou a procura de informações sobre antigos donos, em algum determinado tempo tenha sido da Família Lock?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproximadamente há uns 38 anos pertenceu aos meus familiares, família Medeiros.

      Excluir
  9. Meu WhatsApp 55999637038

    ResponderExcluir