segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Um achado histórico

*O amigo e pesquisador de futebol, Douglas Marcelo Rambor, que reside em Três Coroas (RS) foi quem me enviou essa verdadeira raridade: uma foto do Botafogo Foot Ball Club, uma entidade esportiva que existiu em São Gabriel, nos anos 30, e que participou de competições estaduais. Além da foto, o histórico e escudo do clube, que foram publicados no “Álbum da Federação Rio-Grandense de Desportos (FRGD), alusivo aos anos de 1937/1938.

Esse álbum foi encontrado no lixo por um catador de papelão de Porto Alegre, que posteriormente o doou ao desportista senhor Pimenta, que é seu amigo. Rambor ficou sabendo da existência dessa raridade, graças ao sargento do Exército, Miguel Flores, que é cunhado do senhor Pimenta.


Esse achado tem uma importância enorme, pois corrige um erro histórico. O livro "Gauchão, a história ilustrada de uma tradição", publicação conjunta dos jornais "Pioneiro", de Caxias do Sul e "Zero Hora", de Porto Alegre, citava o clube como alvi-negro, publicando, inclusive, um escudo igual ao do Botafogo, do Rio de Janeiro. E no meu livro "100 anos de futebol em São Gabriel", consta o mesmo erro.

Na verdade o Botafogo, de São Gabriel era tricolor, com uniforme nas cores vermelha, azul e branca, conforme reprodução abaixo.


O histórico do Botafogo F.B.C., diz o seguinte: "Fundado em 13 de maio de 1936, como resultado da fusão de dois clubes militares da cidade de São Gabriel, 6º GAC e 9º RCI. Foram idealizadores dessa fusão os senhores capitão Carlos Menna Barreto e o sub-tenente Uaraci Farias.

Teve como seu primeiro presidente o capitão Osmar de Almeida Brandão, que dotou este clube de todos os requisitos indispensáveis à prática do futebol, iniciando a construção de uma bem aparelhada praça de esportes, considerada uma das melhores do Estado.

Sua praça de esportes construída pelo 6º Grupo de Artilharia a Cavalo, sob a direção técnica do sub-tenente Uaraci Farias, possui um pavilhão coberto, com capacidade para mil pessoas, com as seguintes dimensões: 130 metros de comprimento por 90 metros de largura. O clube pratica somente o futebol.

O Botafogo disputou diversas partidas intermunicipais, tendo no primeiro ano de sua fundação conquistado o título de campeão da Zona Sul, depois de ter abatido quadros de reconhecido valor, quer no próprio campo, como nos campos adversários.

Na presente temporada de 1937, entre várias partidas amistosas, disputou e venceu as duas primeiras partidas do campeonato, entregando os pontos das demais por motivo de força maior. E também por se tratar de um clube composto por elementos militares, os quais tiveram suas atenções solicitadas com mais empenho às atividades da Caserna, durante essa temporada.

Sua atual Diretoria tem à frente o senhor capitão Carlos Menna Barreto, uma das glórias do futebol do passado, o qual como Presidente promete realizar obras de vulto, desdobrando um vasto plano que muito beneficiará o tricolor.

O quadro campeão da Zona sul tinha essa formação: Hélio - Dinarte e Jacaré - Biga - Caetano e Barbosa - Uaraci (capitão) - Áureo - Janguito - Euclides e Telhado. Eram reservas: Molina - Marreco - Fragomeni - Jasson e João.    


Uma curiosidade. O Álbum trazia duas publicidades de firmas de São Gabriel:

FERRAGEM BUGRE, de Índio B. Brasil - Ferragens, louças, tintas , bazar - São Gabriel

CORÁLIO SILVA - Depósito de materiais para construções - São Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário