sábado, 13 de outubro de 2012

Família Motta

*Caríssimo Nilo, meu contato vem por diversas razões. Primeiramente, gostaria de me apresentar: sou Érico Mota Ferreira, nascido em Porto Alegre e filho de uma gabrielense, Olma Lopes Motta, essa filha de Odett Escobar Lopes e Dirceu do Monte Motta, ambos nascidos em Catuçaba. Minha avó nascida mais precisamente em Catuçaba e meu avô também em Catuçaba, na localidade de “Invernada” (assim consta na certidão de nascimento dele, em 01/01/1917).

Bueno, superada a apresentação, gostaria de te parabenizar por me proporcionar conhecer a história de São Gabriel, tão rica, tão presente na minha imaginação e ao mesmo tempo tão distante da minha realidade, já que eu fui apenas uma vez para essa cidade, ainda na infância. O teu blog é maravilhoso e democrático! Parabéns pela iniciativa. Conheci ele através de indicação do professor Paulo, de Itaqui, após pesquisas genealógicas.

Prosseguindo, além de te passar a foto da minha família, gostaria de abordar alguns pontos contigo, nos quais tenho imensa dúvida:

1) A localidade da “Invernada” existiu realmente ou ainda existe?

2) Se eu entendi o senhor tem um sogro Motta, confere? Seria de grande utilidade se o senhor pudesse me ajudar, pois busco incessantemente informações acerca dos “meus Motta” de São Gabriel, mas minha família pouco sabe. Meu avô Dirceu, já falecido, era filho de Arlindo Tolozam Motta. Meu bisavô Arlindo faleceu logo depois de ter tido os dois únicos filhos (Dirceu e Ér Monte Motta). Ninguém sabe onde foi sepultado, não existe foto dele (dizem que a casa onde moravam pegou fogo) e tudo é um mistério. O que se sabe é que ele estava progredindo na vida e que faleceu com, mais ou menos, 27 anos.

Os irmãos do meu bisavô (Arlindo), me passados pelas lembranças dos meus tios mais velhos são: Alpiro (casado com “Carminha”), Alziro (casado com “Chinhinha”?) e Álvaro (?). O Alziro Motta é quem teria sido o tutor do meu avô, pois era padrinho. Sei que o Alziro teve uma filha, chamada Ceres Motta.

E pergunto. O senhor teria algum informação ou fonte de pesquisa para me passar acerca dos Motta?
Ah, tenho também o nome do avô do meu avô, que seria pai do Arlindo. Zeferino Lemos Motta, casado com Ana Maria Tolozam Motta (não sei se esse Motta dela é de casamento ou nome verdadeiro).

Quanto a família da minha avó, Odett Escobar Lopes, familia essa que está representada na foto pelos avós dela (Rosalina Francisca de Escobar Lopes e Bento Lopes de Andrade) sei um pouco mais.

Minha avó nasceu no Passo do Rocha em 1922. Era filha de Antonio Escobar Lopes e Palmyra Baptista Lopes. O Antônio era nascido em Itaqui, filho de Rosalina e Bento. Essa foto, ao que tudo indica é na Estância Velha, hoje conhecida como Nova Era. E pertencia ao casal Bento e Rosalina. Ficava em Catuçaba. Antônio e Palmyra (meus bisavós) deixaram vasta genealogia em São Gabriel, na qual minha mãe faz parte como neta deles.

São muitas as informações, mas aos poucos gostaria de ir trocando ideias com o amigo.

Um forte abraço e, novamente, parabéns pelo trabalho.

Atenciosamente,

Érico Mota Ferreira (E-mail: ericoferreira@hotmail.com)


A foto é da familia de Bento Lopes de Andrade e Rosalina Francisca de Escobar Lopes e sua família. Bento é o sentado de pernas abertas, e Rosalina é a que está sentada diante da porta do casarão.

OBSERVAÇÃO 1: Acredito que a familia Motta, em questão, nada tem a ver com a familia de meu sogro, Gelcy Pereira da Motta. Este, veio da localidade de Upacaray, interior de Dom Pedrito, para São Gabriel há mais de 60 anos. Perguntado sobre os Motta em referência, disse nada saber.

Depois consultei o historiador da cidade, senhor Osório Santana Figueiredo, com 86 anos de idade. É a memória viva da cidade. Eis sua resposta:

"Caro Nilo. Boa noite! Confesso que não conheci essa família Motta e nunca ouvíi falar nessa tal de "Invernada" como nome de lugar, nem em Catuçaba e nem em outro lugar qualquer do município de São Gabriel. Acontece que existiram famílias que viveram em São Gabriel e depois desapareceram. Mudaram-se.

Como ele se refere a década de 1920, é possível. Conheço uma família Motta, do 2º Distrito de Lavras, um deles casou com uma prima minha. Ambos falecidos. A foto é autêntica. Um aspecto está claro: eram "Pica-Paus", fanáticos.

Abraço. Osorio"

OBSERVAÇÃO 2: Se alguém souber qualquer informação sobre essa familia Motta, pode entrar em contato com o senhor Érico Mota Ferreira (Celular: (51) 9663.6259), ou com o responsável pelo blog, Nilo Dias (e-mail: nilodt@hotmail.com)

Um comentário:

  1. Estou na mesma situação. Meu nome é Neemias Motta. Filho de Zeferino Motta. Nascido no Espírito santo
    Município de Jack tua.distrito de Cachoeiro Do Itapemirim. Meu pai faleceu em 18 de setembro de 1970. Eu tinha 13 anos e não me lembro muitas coisas.só sei que ele me dizia que o pai dele chamava_se Trajano Motta. Minha avó, Ilidia Faria......

    ResponderExcluir