terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pontilhão Arcado

*O chamado "Pontilhão Arcado" foi construído pelo pedreiro João Carlos Bianchi, custando aos cofres do município 1.638$000 (Um conto, seiscentos e trinta e oito mil réis). Ele tem a forma de arco, estilo romano, feito de tijolos e se localiza na sanga do antigo "Corredor do Meio", hoje avenida Pelotas.

Como foi construido ao fim da Guerra do Paraguai, por cima dele passaram muitas carretas puxadas por bois, carregadas de material bélico e víveres, destinados à frentes de batalhas. Por ele também cruzaram diligências que levavam passageiros ilustres, sempre lotadas de viajantes e familias que demandavam às cidades da fronteira e aos países vizinhos.

Quando o trem chegou a São Gabriel, em 1900, o "Pontilhão Arcado" caiu em desuso, ficando no esquecimento e perdendo-se na memória das épocas e na tradição oral da nossa gente. Atualmente o pontilhão está bastante entulhado, assim como a sanga, que vem recebendo muitos detritos residenciais, além de ter diminuido a sua capacidade de escoamento.

Durante as grandes chuvaradas, as águas que sempre inundavam sua várzea, agora causam problemas às casas construidas nas proximidades. (Fonte: Livro "História de São Gabriel", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

O "Pontilhão Arcado" custou 1.638$000 (Um conto, seiscentos e trinta e oito mil réis), aos cofres do município.

Um comentário:

  1. Minha família mora na avenida pelotas e não sabia da historia do pontilhão muito legal a materia.abraços

    ResponderExcluir