terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Estância do Trilha

*A Estância do Trilha, localizada no distrito sede de São Gabriel, a 2 quilômetros do centro da cidade, foi construída no inicio dos anos de 1800 por Antônio Alves Trilha, filho de Diogo Trilha, um espanhol natural de Antiquera. Em 1814 foi desapropriada parte das terras, para construção de uma capela em honra do Arcanjo São Gabriel. A capela que foi erguida em 1817, originou o surgimento das primeiras casas de São Gabriel.

A tradicional estância teve vários donos: Antônio Marçal da Silva, proprietário de grandes extensões de terra em São Gabriel, Alegrete e Rosário do Sul; uma de suas filhas, Leonida da Silva Brasil, casada com o senhor João de Assis Brasil; senhor Boaventura Ferreira da Silva e senhor Nabor Salgado. Em 2007, quando de uma das administrações do prefeito Balbo Teixeira, foi adquirida pelo município. Até bem pouco tempo, a estância encontrava-se em fase de demolição.

A velha e histórica Estância do Trilha. (Foto: Carlito Washington Bicca", do livro "Estâncias históricas e antigas de São Gabriel e Santa Margarida do Sul", de autoria de Myrta Luza Garcia Dias Rieth)

2 comentários:

  1. Muito brinquei nesse lugar quando criança um tio do meu pai era caseiro
    E ainda foi contemplado a anos
    Pelo nabor com hequitares
    Dona Madalena era cozinheira
    Cuidava da casa
    E ele era seu dalvino
    Grande recordaçao

    ResponderExcluir
  2. Também morei neste local, meu pai era brigadiano e alugava do nabor salgado uma casinha que ficava dentro da propriedade

    ResponderExcluir