sábado, 3 de novembro de 2012

*Prezado Editor. Muito obrigado por remeter a pesquisa a Osorio Santana Figueiredo, um dos melhores "micro-historiadores" do Rio Grande do Sul, isto é, aqueles historiadores especializados na historia da sua região, colaborando para juntar peças de um quebra-cabeças que compõe a imagem do Brasil. Viva o blog, que faz o importante papel de não deixar perder-se informações da historia gaúcha desde seu começo.

Continuando com Oreste Banali, presto informações para história da cidade. Oreste Banali teria se estabelecido em São Gabriel lá pelo ano de 1886, possuia fabrica de sabão na Praça da Caridade desde 1909.

Há registro oficial de ter sido conselheiro municipal (vereador ) em várias legislaturas, desde 1909 (quando era intendente José Narciso Antunes , junto com outros conselheiros, Guilherme Waltzer, Theodoro Lamartobois e Francisco Mena Barreto )

Em 1913 , intendente Eduardo Emiliano Pereira dos Santos até 1917 , quando era intendente Francisco Mena Barreto e conselheiros: Olympio de Farias Estrazulas e Ildefonso Vargas Vasconcellos), (haveria retrato do conselho municipal nos arquivos? Haveria descendentes desses conselheiros? )

A seu respeito foi escrito na obra "Un Viaggio a Rio Grande do Sud", editada em Milão, em 1906, que Tobias Vechio e Oreste Banali eram os nomes mais proeminentes da comunidade italiana de São Gabriel, sendo que Oreste Banali gozava da confiança dos chefes politicos da cidade por sua capacidade e seriedade (ver cópia anexa).



Nenhum comentário:

Postar um comentário