domingo, 23 de dezembro de 2012

Júlio de Castilhos

*Solicitei ao amigo Mario Mércio mais informações a respeito da ligação de Júlio de Castilhos com São Gabriel. E de imediato recebi a resposta, que agora público:

"Aqui segue o que me pedes. Tito Prates da Silva, primo-irmão de Júlio Prates de Castilhos assumiu o cargo de desembargador do Superior Tribunal (hoje TJE) a 5 de setembro de 1896.

Doutor Armando Azambuja era o juiz da Comarca (hoje, Juiz de Direito) de São Gabriel, assumiu nomeado desembargador a 2 de março de 1915.

De tempos em tempos Francisco Ferreira de Castilhos, pai de Júlio reembolsava Antônio de Vasconcelos amigo dos Castilhos e de toda sua família, por ser ele responsável encarregado do pagamento de todas as despesas com manutenção em São Gabriel do filho Júlio. O historiador e juiz aposentado Gabriel Pereira Borges Fortes (meu primo) tem em seu poder cartas e documentos que comprovam essa afirmação.

João Daudt Filho em "Memórias" afirma que os estudos primários de Julio de Castilhos foram feitos em Santa Maria. É exato que ele ali estudou, mas na sua realidade começou a estudar e aprender a ler e escrever na fazenda paterna, "Fazenda da Reserva", na então Vila Rica, hoje município de Julio de Castilhos. Na época pertencia a São Gabriel. Depois foi concluir em Santa Maria, para fazer depois o preparatório em Porto Alegre.

Antônio de Vasconcelos era forte comerciante em São Gabriel e ativo participante da vida intelectual e social gabrielense.

Isso tudo consta no Livro "Estudos históricos e outros escritos", do juiz de Direito e depois desembargador Gabriel Pereira Borges Fortes, editora EDIPLAT ano 2.000- POA.Pgs 287, 288 (fácil de encontrar em sebos de Porto Alegre e Santa Maria.

Júlio de Castihos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário