quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

José de Deus Luongo da Silveira

Advogado, poeta e professor universitário, nasceu no interior do município de São Gabriel, no rincão denominado de “Pontas do Salso”, onde passou a sua infância. Filho de Pedro Tome da Silveira e Dolira Luongo da Silveira, é o mais velho de uma família de três irmãos: José de Deus, Lourdes Maria e Iones.

Atualmente, José Luongo da Silveira reside em Santa Maria. Casado há quase 30 anos com a professora Iara Severo da Silveira, possui três filhos: José Alexandre, Daniel e Laura.

Publicou, entre outros, os livros: “Noções preliminares de filosofia do Direito" e “As várias faces do Direito, uma crítica ao discurso jurídico tradicional". Fez poesia na juventude, tendo-as publicado no jornal "Correio do Povo", de Porto Alegre, na secção do "Bric-Abrac da vida", organizada por Nilo Tapecoara. E no jornal "Diário da Manhã", da cidade de Funchal, Ilha da Madeira (Portugal).

Participou de várias antologias poéticas até 1983 ("Poetas do Brasil" e "Antologia - Revista Literária".  Luongo recebeu de sua cidade natal o título de "Cidadão Emérito", concedido péla Câmara Municipal.

Participa de várias organizações culturais nacionais e internacionais: "Membro da União Brasileira de Escritores"; "Membro Correspondente da Academia Goianense de Letras"; "Chevaleir, Ordre de la Croix du Sud - Guyane Française"; "Diplôme d’Honneur, Academie des Jeux Floraux Val de Loire-Ocean - Nantes, França"; "Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana"; "Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense"; "Membro Efetivo do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul" e Membro da "Associação Rio-Grandense de Imprensa", entre outros. (Fonte: http://farmacciadoparque.no.comunidades.net/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário