terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Marechal Deodoro da Fonseca

* Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, fundador da República e primeiro presidente do Brasil foi um maçom ativo, desde que iniciado, a 20 de setembro de 1873, na Loja "Rocha Negra", de São Gabriel, para promover a abolição e a instrução pública. Neste mesmo ano, ele e seus irmãos deram liberdade a todos os escravos da família.

Deodoro, no ano de sua iniciação frequentou a loja por 17 vezes e, 41 vezes em 1874. Era há esse tempo, o coronel comandante do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, sediado em São Gabriel.

Em sua memorável cerimônia de iniciação, foram seus companheiros, os capitães João Vicente Leite de Castro, Antonio Fernandes Barbosa e Idalin, Favorino Vilaça, alferes Cândido Marques da Rocha e os civis: Augusto Fayette, Thomaz Borges Fortes, Fiuzo Francisco Gonçalves e Gaspar Ferreira Cardozo.

Sendo nomeado comandante de Quaraí e Livramento em 14-10-1874, então já no posto de General, teve de despedir-se de sua Loja-Mãe em 11-12-1874, quando já tinha galgado o Gr.'. 18, mas sempre que as suas obrigações o permitiam, visitava os trabalhos da Rocha Negra, de São Gabriel.

Pertenceu, provavelmente, à Loja "Dois de Dezembro", do Rio de Janeiro, e chegou ao Grão-Mestrado do Grande Oriente, do qual foi o 13 Grão-Mestre, tendo renunciado ao cargo, depois de renunciar á presidência da República, vindo há falecer oito meses depois, a 23 de agosto de 1892, doente e desencantado de tudo.

Seu sobrinho, Hermes da Fonseca, nascido em São Gabriel a 12 de maio de 1855, foi o sexto presidente brasileiro. (Fonte: Grande Oriente do Estado de Goiás - http://www.gobgo.org.br/noticias/2008i/15nov08a.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário