*Carlos Latuff, cartunista e fã ferroviário, esteve em São Gabriel em fevereiro deste ano, na busca dos vestigios da velha Estação Ferroviária de Tiaraju. Ele é também colaborador do sítio www.estacoesferroviarias.com.br, de autoria do pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht, a página mais completa da Internet sobre estações ferroviárias brasileiras.
Em visita não-oficial aos pampas gaúchos, ele veio parar em São Gabriel, quando aproveitou para investigar duas estações, que segundo eles estavam perdidas em termos de pesquisadores, Tiaraju (Km 566,6) e Santa Brígida (Km 587,5 que consta no guia de ferrovias do IBGE de 1956 como sendo estribo, ambas pertencentes a extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul, localizadas na zona rural de São Gabriel. Graças a ajuda da vereadora Karen Lannes, conseguiu alcança-las. (Fonte: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/2013/02/estacao-ferroviaria-de-tiaraju-antiga-e.html)
Abaixo, fotos de Carlos Latuff mostram a antiga e a que deveria ser a nova Estação de Tiaraju.
Aspecto atual da estação ferroviária de Tiaraju (antiga). Há pelo menos 30 anos a construção serve de moradia a um senhor de nome Manuel. O armazém da estação foi transformado pelo proprietário em clube de "bailão".
Ao lado das cadeiras, o indefectível chimarrão.
Crânio bovino decora a cobertura da plataforma.
O nome Tiaraju ainda visível no dístico da estação.
O banheiro da estação.
As casas de turma e a caixa d'água parecem ruínas de uma civilização perdida, esquecidas na solidão das imensas planícies gaúchas.
A estação em ruínas, parte dela coberta pela vegetação.
A ferrovia é ativa, por onde passam cargueiros de uma concessionária de transporte ferroviário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário