quarta-feira, 17 de abril de 2013

Coralio Bragança Pardo Cabeda

Nascido em São Gabriel (RS), em 8 de janeiro de 1942. Filho de Mario Pardo Cabeda e Inah Bragança Cabeda. Neto paterno de José Cipriano Pardo Cabeda e Damázia Pardo Cabeda. Neto materno de Inácio Vaz Bragança e Ercília Vaz Bragança.

Descendente pelo lado materno do sargento-Mor Antonio Rodrigues Carneiro, que selecionou e conduziu 60 casais de Trás-os-Montes (Portugal) para o povoamento da Colônia do Sacramento.

Economista, graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1967. Sua atividade profissional foi toda exercida no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), onde foi técnico, de 1968 a 2005, quando se aposentou.

Membro/associado: efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Porto Alegre); colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG); correspondente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (Rio de Janeiro), do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (RS), do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas (RS) e da Associação Cultural Alcides Maya (São Gabriel, RS). Ex-conselheiro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, e ex-presidente do Círculo de Pesquisas Literárias (CIPEL, Porto Alegre).

São de sua autoria: “Nossas Guerras. Histórico de seus Recursos” – em co-autoria com Antonio Gonçalves Meira (Porto Alegre, Edigal, 2009); “Levantes Tenentistas, 1924-1926. Uma Abordagem”, in “As Guerras dos Gaúchos. História dos Conflitos do Rio Grande do Sul” (Porto Alegre, Nova Prova, 2008). Apontamentos sobre as Relações de Júlio de Castilhos com os Militares“, in “Júlio de Castilhos e o Paradoxo Republicano” (Porto Alegre, Nova Prova, 2005); “O Combate do Seival”, in “Seis Combates e uma Invasão” (Porto Alegre, Presença, 1987).

Organização e notas explicativas: LEMES, Honório, “Lei Militar” (Porto Alegre, Instituto Estadual do Livro, 1993); CABEDA, Rafael e COSTA, Rodolfo, “Os Crimes da Ditadura” (Porto Alegre, Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, vol. 1, 2002); TAVARES, Francisco da Silva e TAVARES, General Joca, “Diários da Revolução de 1893″ (Porto Alegre, Procuradoria-Geral de Justiça, volumes 1 e 2, 2004); MORITZ, Gustavo, “Acontecimentos Políticos no Rio Grande do Sul” (Porto Alegre, Procuradoria-Geral de Justiça, 2005).

Artigos e comunicações: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Porto Alegre);  Revista do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul /Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre); Anais do II Seminário de História Regional (Getúlio Vargas, RS); Círculo de Pesquisas Literárias (Porto Alegre); A Defesa Nacional (Rio de Janeiro); Simpósios sobre Fontes para a História da Revolução de 1893 (Bagé, RS); Folha de São Borja (São Borja, RS) e Encontros Estaduais de Microistória (Rio Grande do Sul). (Fonte: Colégio Brasileiro de Genealogia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário