quinta-feira, 23 de maio de 2013

Barragem do Jaguari

*Está sendo construída em São Gabriel a maior obra do Rio Grande do Sul, fora as hidrelétricas. Trata-se da Barragem do Jaguari que parou as obras em janeiro de 2012, após um gasto de R$ 71,62 milhões, devido a escassez de argila, matéria prima para a construção dos diques de contenção de água. Agora o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional anunciam que as obras serão retomadas em breve.

Cerca de 67% do cronograma já está concluído. Quando estiver pronta, na parte mais profunda, a barragem terá 25 metros de altura da taipa. A água represada na barragem poderá abastecer e auxiliar na irrigação de aproximadamente 45 mil hectares de terras

A barragem do Jaguari se localiza a cerca de 40 quilômetros da sede do município, na sub-bacia do Arroio Jaguari, na bacia hidrográfica do Rio Santa Maria e pode ser vista por quem transita pela RS-630. A barragem vai controlar a vazão do rio Santa Maria e do Arroio Jaguari, irrigar as lavouras de agricultores da região e abastecer a população das cidades de Dom Pedrito, Lavras do Sul, São Gabriel e Rosário do Sul, numa área de 17 mil hectares.

Cerca de 2,4 mil hectares de terra serão desapropriados devido às inundações que ocorrerão assim que a barragem receber água. Como a maioria dos terrenos é de proprietários de grandes extensões de terra, pouca gente terá de ser realocada. (Fonte: Jornal “Zero Hora”)

Obras da Barragem do Jaguari. (Foto: Divulgação)

Rio Jaguari, em seus últimos dias. (Foto: Gilson Perottoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário