terça-feira, 7 de maio de 2013

Cabanha Saudade

*A Cabanha Saudade, localizada as margens da BR 290, a 20 quilômetros de São Gabriel, hoje de propriedade de José Carlos de Assis Brasil Senna, começou suas atividades no distante ano de 1951, quando o senhor Miguel Nahra adquiriu os primeiros animais Devon PO.

Na ocasião foram importados reprodutores das melhores procedências da Inglaterra e dos Estados Unidos. Por ser a raça mais compatível com os campos da região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, optou-se pelo Devon.

A comercialização ocorria inicialmente, com venda direta de produtor a produtor. Posteriormente, em 1971, os reprodutores começaram a ser comercializados através de leilões. Ao todo, a Cabanha efetuou 35 leilões anuais, sendo os cinco primeiros realizados por Miguel Nahra e, os demais, por seu sucessor José Carlos Senna.

Hoje a cabanha realiza um atendimento personalizado aos seu clientes que são recebidos na sede da propriedade, assim como também leva seus animais em diversas exposições realizadas em diferentes regiões do Estado.

A Cabanha Saudade, ao longo de seus mais de 60 anos, buscou construir uma sólida base genética, caracterizando-se por seus reprodutores rústicos e capazes de imprimir em sua produção animais aprimorados, com grande capacidade de melhorar a produtividade e o padrão genético dos rebanhos.

Como resultado, a Cabanha comercializa reprodutores (filhos de pais de plantel) e sêmen destes animais diferenciados.

No dia 19 de março de 2012, o 9º Congresso Mundial do Devon teve como evento da sua programação oficial uma visita à Cabanha Saudade. Na ocasião, criadores da Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Peru e Uruguai tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de mais de seis décadas de seleção. (Fonte e fotos: http://www.cabanhasaudade.com.br)

Primeiro acampamento da Cabanha Saudade.

Construção do primeiro banheiro da Saudade.

José Carlos Senna (ainda menino), ao lado de um touro Devon.

José Carlos Senna (ainda menino) e Miguel Nahra.

José Carlos Senna (ainda menino) e a avó Jaci Senna Nahra.

Primeiro remate da Cabanha Saudade.

Leiloeiro Martim Roussel.

Miguel Nahra, recebendo premiação no Parque Menino Deus, em Porto Alegre.

Amanhecer na Cabanha Saudade. (Foto: Ademir A. Scheffler - Panorâmio)

Barragem da Cabanha Saudade. (Foto: Ademir A. Scheffler-Panorâmio)

2 comentários:

  1. Báaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh, muito visitei os Remates da Cabanha Saudade, Nilo. Era criança e viciado em refrigerante. Nos remates isso era em abundância... rsrsrs Mas ficava impressionado com os assuntos dos empresários no conhecimento da pecuária riograndense. Abs. Delmar Machado

    ResponderExcluir
  2. Saudade dessa cabanha me criem .tempo muito bom meus pais eram caseiros nesta fazenda eram Adãosouza e diva no tempo do Miguel nahra.

    ResponderExcluir