segunda-feira, 3 de junho de 2013

Campeão brasileiro de Pólo

*Esta foto é uma verdadeira raridade, talvez única, do time de Pólo de São Gabriel, formado por militares da Guarnição local, que se sagrou vice-campeão brasileiro desse esporte, no ano de 1935. A foto foi encontrada no arquivo do saudoso jornalista gabrielense Celso Ernesto Schroeder, que se encontra em poder do historiador Osório Santana Figueiredo. Esse arquivo me foi emprestado quando eu escrevia o livro "100 anos de futebol em São Gabriel". A foto foi copiada do jornal "Correio do Povo".

O Pólo gabrielense teve ressonância nacional e até internacional nos anos de 1935 e 1936, tanto na modalidade "Civil", quanto "militar". A equipe civil "Barão de Candiota", constituída habitualmente por Ricor Silveira (capitão), José de Deus Lopes, Gaspar Antunes de Oliveira e Pery Silveira, tendo como suplentes Adil Chagas e coronel Ismael Ribeiro, entre outros títulos expressivos foi campeã do "Centenário Farroupilha" e do Estado, em 1935. 

O maior feito, porém, da equipe civil de pólo "Barão de Candiota", foi a conquista, em 1936, do título de campeão civil de polo do Brasil, obtido no Rio de Janeiro, em memoráveis pelejas. Esse é até hoje o momento mais brilhante do esporte de nossa cidade.

Por seu lado, a equipe militar, denominada "Barão de São Gabriel", constituída por elementos do 9º Regimento de Cavalaria, apresentava-se com: capitão Osvaldo Menna Barreto, capitão Carlos Menna Barreto (capitão da equipe), tenente Mário Goulart e tenente Henrique Borges do Canto Herzer. Reservas:tenente Papias Nunes da Silva e tenente Rui Sampaio. Esta equipe conquistou o título de campeã militar do Rio Grande do Sul, em 1936 e vice-campeã militar do Brasil, no Rio de Janeiro, na mesma época. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário