terça-feira, 13 de agosto de 2013

Estância da Caieira

*A Estância da Caieira localiza-se no distrito de Tiaraju,interior de São Gabriel. Da velha sede só restam vestígios. Em 12 de junho de 1972 uma violenta tempestade botou abaixo parte da frente, que levou à sua demolição total. No seu lugar, lendas e legendas se confundem. 

O primeiro dono da Estância da Caieira foi o capitão Fidélis Nepomuceno de Carvalho Prates, avô materno de Júlio de Castilhos. Ele estudou as primeiras letras em São Gabriel, tendo como colega de classe Joaquim Francisco de Assis Brasil.

A estância guardou seu nome na história, tendo sido sede a partir de junho de 1841 da capital da República Rio-Grandense, quando lá se registraram intensas atividades epistolares, desenvolvidas pelo general Bento Gonçalves da Silva e por Domingos José de Almeida, secretário do Interior e Fazenda, encarregado do expediente de guerra em São Gabriel.

Em 1844, já no fim da Revolução Farroupilha, um trio de bravos formados pelo tenente-coronel Manoel Carvalho de Aragão e Silva, o "Manduca Carvalhinho",famoso guerrilheiro farrapo, o tenente Sezefredo Alves Coelho de Mesquita e o soldado Policarpo Pereira de Carvalho e Silva, enfrentou um pelotão de 30 homens comandados pelo tenente Militão do Canto, no célebre combate de três contra 30.

Depois de terminada a Revolução, esteve em São Gabriel o imperador Dom Pedro II, que foi recepcionado em uma festa campeira na Estância da Caieira, para que conhecesse o gaúcho em seu habitat.

A estância também pertenceu a Ricardo Bicca, que a deixou de herança para sua filha Eulália, casada com Osório D'Azambuja. Com a morte do casal tornou-se dono seu genro Ari Azambuja Sierra, que casou com Luis Galaor Bragança. 

Atualmente pertence ao espólio de Maria de Lourdes Sierra. A propriedade dedica-se à criação de gado Devon e ovinos da raça Corriedale. (Fonte:Adaptado do livro "História de São Gabriel", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

A velha Estância da Caieira. (Foto: Livro "História de São Gabriel", do historiador Osório Santana Figueiredo)


Bonita vista da barragem da Estância da Caieira (Foto: Ademir A. Scheffler)

6 comentários:

  1. Ten Sezefredo Mesquita nosso tio bisavô. De sua grande prole na fazenda sobradinho em Umbu é a origem dos Mesquita na região. Comandou a 3ª Brigada de Cavalaria na Batalha de Tuiuti. Faleceu em Tuiucuê em 3 de fevereiro de 1867, de cólera.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Sou neto de leocadio Mesquita dos Santos,neto de Alfredo Alves de Mesquita. Somos descendentes do CEL. Sezefredo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Unknown (desconhecido) , poste seu email no messenger para receber a genealogia dos Mesquita, incompleta de dados.

      Excluir
  3. Meu nome é José Luiz Okamur de Mesquita, sou de Goiânia-goias, neto de Luiz José de Mesquita nascido em Minas Gerais. Gostaria de saber se os Mesquitas são originários do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Qual é a localidade da estância da Caieira?

    ResponderExcluir
  5. A estância da Caiera não está localizada no Distrito do Tiaraju e sim no Distrito do Vacacai

    ResponderExcluir