sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Marco Antônio Pizarro da Silveira

*O advogado e professor universitário Marco Antônio Pizarro da Silveira, nasceu em São Gabriel no dia 5 de julho de 1941. É filho de João Ignácio Fontoura da Silveira e Ruth Pizarro da Silveira e neto materno do doutor Manoel Luiz Pizarro. Casou com a professora Vera Maria Bina da Silveira, com a qual têm três filhos: Adriana, advogada e professora; Rafael, advogado e empresário e Ana Paula, médica veterinária e um neto, Luca.

Estudou em escolas públicas nos primeiros anos. Até lembra o nome da primeira professora foi a senhora Judite, do então Grupo Escolar Fernando Abott. Também lembra dos professores Carlos Rocha, irmão Gilberto, irmão Sinésio irmão Ambrósio e doutor Djalma Gomes da Silveira.

Depois estudou no Ginásio Marista de São Gabriel; científico, parte no Centro de Educação Média em Brasília e o restante no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre. Posteriormente curso Técnico em Contabilidade, iniciando em Porto Alegre, após Uruguaiana e concluindo em Criciúma (SC).

Marco Antônio é Formado em Ciências Econômicas pela Universidade da Região da Campanha, em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade do Vale do Itajaí ; Licenciatura Especial para Professores, pela Universidade Federal de Santa Catarina . E ainda pós-graduado em Aperfeiçoamento para Docentes de Nível Superior; Especialização para Docentes de Ensino Superior – Direito Empresarial; Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra (RJ). Torce para Grêmio, Santos e Vasco da Gama.

Ele nasceu na antiga “rua das Flores”, hoje Barão de São Gabriel, onde morou até os 18 anos. Paralelamente passou a infância também na fazenda de seus pais, onde ele e os cinco irmãos e uma irmã, mais os irmãos de criação e amigos passavam as férias escolares. Entre os amigos ainda vivos, lembra de Luiz Antônio d’Dutra, Cláudio Firpo e as suas primas. Os outros companheiros de infância, na maioria já faleceram.

Na vida profissional Marco Antônio exerceu as mais variadas atividades: professor universitário na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb); professor universitário na  Fundação Educacional de Brusque (Unifebe); professor orientador de diversas monografias; advogado; diretor da Secretaria da Vara do Trabalho de Brusque por mais de 20 anos; membro do Núcleo de Estudos Catarinenses da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professor secundário do Colégio Cenecista Honório Miranda.

Foi ainda presidente da “Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, Setor Brusque”; Presidente do Mobral, Setor Brusque; Presidente da Associação de Bairros “Amigos do Jardim Maluche”; membro do Conselho Curador da Fundação Educacional de Brusque, como representante da Congregação de Professores; representante do Conselho Curador da FEBE junto ao Conselho Administrativo da mesma instituição de grau superior; membro eleito do Colegiado de Curso da Universidade Regional de Blumenau (URB); presidente por várias vezes de comissões examinadoras nos Concursos Públicos para docentes na área de Direito Privado, na Universidade Regional de Blumenau; presidente de Mesa Eleitora em vários períodos na Justiça Eleitoral de Brusque e coordenador e membro ativo em várias campanhas de cunho comunitário, em Brusque.

Marco Antônio teve intensa atuação em Lions Clubes. Foi sócio-fundador do Lions Clube “Berço da Fiação”, em Brusque, tendo sido seu presidente por três gestões. Fundou o Lions Clube de Florianópolis–Ilha; governou o antigo Distrito L-10. Nesse período fundou o clube Canoinhas Ouro Verde; foi editor da Revista do Distrito L-10; participou de Convenções Internacionais em Dallas (USA), Montreal (Canadá), Philadefia (USA) e Bangkok (Tailândia).

Esteve presente nos seguintes Forum Leonísticos América Latina e Caribe (FOLACs): Buenos Aires – Argentina; Rio de Janeiro – Brasil; Salta – Argentina; Mazatlan –México; Cochabamba – Bolívia; Lima - Peru; Costa Rica e Goiânia; foi presidente do Conselho Nacional de Governadores, quando ganhou a “Medalha Paradigma”, por ter sido o Distrito com maior aumento de sócios no mundo.

Visitou e entrou em contato com leões, domadoras, companheiras-leões e leos na Alemanha, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Índia, Israel, Itália, México, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Tailândia, Uruguai e Venezuela.

O ilustre gabrielense ainda encontrou tempo para publicar alguns livros: “Os sindicatos, as igrejas e as organizações comunitárias como centros de poder político no Brasil”; “Revisão e crítica da doutrina e dos métodos preconizados pela Escola Superior de Guerra”; “Institutos da estabilidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”; “A articulação Universidade-empresa e as vocações econômicas de Santa Catarina” e “A representação classista na Justiça do Trabalho”.

Títulos honorários obtidos: “Cidadão Honorário de Brusque”; “Comenda Medalha Marechal Deodoro, no grau de Comendador – Sociedade do Mérito Cívico“; “Medalha de Governador 100%”, por três vezes; “Membro titular da Cadeira nº 27 da Academia Brasileira de Cultura Leonística”; “Filho distinguido de São Gabriel,  com o prêmio “Gabrielito”; “Visitante distinguido da Alcadia de Maracaibo, Estado de Zulia (Venezuela)”; “Moção de congratulações pela Câmara Municipal de Brusque”; “Medalha e diploma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 12ª Região, por mérito”.

Ainda, medalhas, placas de prata e diplomas recebidos na órbita do Movimento Leonístico em épocas diferentes; “Medalha Presidencial, conferida pelo presidente Internacional de Lions Clubes, Agostin Soliva”; recebeu da Associação Internacioal de Lions e a plaqueta “Membership Development Award Zone Chairman”. (Fonte: jornal “Em Foco”, edição de 19 de junho de 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário