sábado, 28 de setembro de 2013

Caio Flávio Prates da Silveira

*Nasceu em São Gabriel, no dia 22 de outubro de 1921 e faleceu em Porto Alegre no dia 1 de março de 2007). Foi médico, escritor, professor universitário, técnico rural e 2º tenente R2 da Arma de Cavalaria do Exército.

Cursou a Escola Técnica de Agricultura (ETA) em Porto Alegre. Depois matriculou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1949. Formado, clinicou em São Gabriel por pouco tempo e voltou para Porto Alegre, onde foi professor de Medicina nas Enfermarias da Santa Casa e participou dos primeiros tempos do Instituto de Cardiologia e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em 1968 foi eleito presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul.Também foi membro da Academia Rio-grandense de Letras.

Foi Chefe da Casa Civil do Distrito Federal entre 1969 e 1974 no governo do seu irmão Hélio Prates da Silveira. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural do Distrito Federal e na elaboração do Congresso Nacional dos Escritores realizado anualmente; foi Presidente da Festa Nacional do Folclore, em Brasília; foi Presidente da Comissão Central dos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil em 1972. Foi presidente e vice da Estância da Poesia Crioula e membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

Bibliografia: "Joaquim Francisco de Assis Brasil - Aspectos gerais e ângulos de uma personalidade poliédrica". Pretendia publicar, na área da pesquisa: "Notas e Comentários"- As Faíscas da Ferradura" -"Gauchões e Gauchadas"; "O Mate Chimarrão na Literatura Gauchesca"; "A Gaita na Literatura Gauchesca"; "O Quero-Quero na Literatura Gauchesca; "O Cavalo na Literatura Gauchesca"; " A Espada A Faca e o Facão"; "A Degola e Degoladores na Literatura Gauchesca" e "Calidoscópio Médico com Vivências Médicas - o dia a dia da Clínica e do Magistério ao longo de quatro décadas". (Fonte: Wikipedia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário