quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Zeca do Batovi


*José Rodrigues Souto, mais conhecido por "Zeca do Batovi", nasceu em Enruzilhada do Sul, em 17 de novembro de1895 e faleceu no Batovi, em 11 de março de 1974, aos 79 anos de idade.  Residiu toda a vida no subdistrito de Batovi.Carreteiro profissional, muito ajudou o historiador Osório Santana Figueiredo, como mestre que era, quando esse escreveu o livro "Carreteadas Heróicas".

Agricultor por hereditariedade, além de ´plantar as suas lavouras ajudava os vizinhos que não tivessem condições de fazê-lo. Foi pecuarista. Além da sua propriedade pouco mais de meia quadra de sesmaria de campo, arrendava terras e quando morreu tinha umas 500 reses.

Foi um respeitável chefe de clã, o último conselheiro amigo do Batovi. Todos aqueles moradores quando tinham um problema sério sempre o procuravam para que desse a última palavra.Tinha uma particularidade incomum. Deixando de fumar muito moço, carregava no bolso todos os avios de fogo e até cigarro de carteira, sempre pronto para servir algum amigo viciado.

Era um homem alto, rosto largo que se caracterizava pelo seu vasto bigode. Homem bom, ás direita, servidor, sempre disposto a ser útil a quem dele precisasse. Foi a lacuna deixada na sociedade batoviense nunca mais preenchida. Um grande amigo. (Informações e foto obtidas junto ao historiador Osório Santana Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário