segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Clube do Gibi de São Gabriel

*Pouca gente tem conhecimento da existência em São Gabriel do "Clube do Gibi", uma entidade fundada por João Irapuam T. Torres, Magali Nunes, Cássio F. Lemos, Dimitri Teixeira, Fabíula Petim e Murillo Mattos. O Clube reúne coleções de revistas antigas, como "Tarzan", "Fantasma", "Capitão "Marvel", "Pato Donald", "Superman", "Tex" e muitas outras.

O "Clube do Gibi" já expôs seu acervo nas feiras do Livro de São Gabriel e de Vila Nova do Sul, em 2011, com uma exposição que reuniu álbuns de luxo das décadas de 1930 a 1970, e até publicações europeias como "Valentina" e "Barbarella".

Periodicamente o Clube realiza os chamados "Gibriks", quando são comercializadas revistas antigas e usadas.

Em agosto último o "Clube do Gibi", em parceria com a Escola Doutor Celestino Lopes Cavalheiro, realizou o "Comiccon, Universo Superman 75 Anos", que se constituiu numa iniciativa inédita. Mesmo contando com a concorrência do clássico "Gre-Nal", o evento foi um grande sucesso.

João Irapuam, é um dos maiores colecionadores de revistas de histórias em quadrinhos do Rio Grande do Sul, e sua coleção de "Tex" é a maior do Brasil. Os planos para o futuro do "Clube do Gibi", de São Gabriel incluem exposições temáticas sobre quadrinhos, painéis e a criação de uma "Gibiteca" e um fanzine.

Os membros do "Clube do Gibi", Irapuam Teixeira,  Cássio Lemos, Murillo Mattos, Magali Nunes, Dimitri Teixeira e Fabiúla Petin. (Foto: Divulgação)

Irapuam Teixeira, dono do acervo de "Gibis" antigos. (Foto:Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário