quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Olavo Bilac em São Gabriel

*Na campanha nacionalista Olavo Bilac, depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, no domingo de 1º de outubro de 1916, chegou a Porto Alegre. Sua chegada que já era aguardada com ansiedade e vasta divulgação pela imprensa, causou verdadeiro frenesi na sociedade porto alegrense.

Por 14 dias esteve na capital rio-grandense cumprindo extensa agenda de visitas, desfiles, bailes, festivais, conferências e solenidades. Foi recebido com honras civis e militares.

Para encontrá-lo uma comissão central, formada por altas autoridades da capital, foi ao seu encontro no rebocador Julio de Castilhos, acompanhados da banda de música do 2º Batalhão da Infantaria da Brigada Militar.

As homenagens começaram quando Olavo Bilac passou do Mercedes a embarcação que o trouxe do porto de Rio Grande para bordo do Julio de Castilhos. Foi apresentado a todos pelo amigo e colega da Academia Brasileira de Letras (ABL), Alcides Maia. A partir daí por onde passou foi saudado como celebridade.

Acompanhado e ciceroneado por Alcides Maia, Olavo Bilac saiu em outubro de 1916, em excursão pelo Rio Grande do Sul, em campanha cívica pela Educação e pelo serviço militar obrigatório, dando palestras em várias cidades do Estado, passando por Cachoeira, Santa Maria, São Gabriel, Santana do Livramento, Bagé, Pelotas e Rio Grande.

Pelo interior do Estado, a recepção e as homenagens ao poeta continuaram efusivas. Em Santa Maria, por exemplo, a chegada de Bilac parou literalmente a cidade que fechou o comércio para recebê-lo.

Em Pelotas Bilac chegou em 1º de novembro para divulgar a pregação nacionalista, sendo recebido com verdadeira apoteose, permanecendo até o dia 6. As palavras do egrégio legionário da Defesa Nacional aos pelotenses reunidos no Clube de Tiro 31, são lembradas com orgulho pelo historiador de Pelotas, Fernando Luis Osório.

Na “Princesa do Sul”, o “Principe dos Poetas” deu o pontapé inicial em um jogo de futebol do G.S. Brasil, daquela cidade. A foto pode ser vista no blog www.reliquiasdofutebol.blogspot.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário