sábado, 16 de novembro de 2013

*A origem de São Gabriel teve lugar a beira do Rio Jaguari (o rio da minha infância),além do Cerro do Batovi (região de moradia dos meus parentes por parte de mãe,descendentes de Honório Lemes, "O Leão do Caverá"), quando o fidalgo espanhol Félix Francisco José Pedro de Azara Pereira, ali fundou a 2-11-1800, a Capela do Batovi, tendo como patrono o Arcanjo São Gabriel, por haver firmado o Senhor Vice-Rei do Rio da Prata Dom Gabriel de Avilés y del Fierro.

Encimando o altar da nova capela,estava a imagem sagrada do Arcanjo São Gabriel, que viera a pouco de Montevidéu, tendo sido ricamente esculpida num atelier de Buenos Aires.O próprio Dom Gabriel del Avilez entusiasmado com a edificação da Vila, cujo nome era em homenagem a seu Santo e a si, custeou todas as despesas que houve com a escultura.

Obsevação: A imagem do Arcanjo São Gabriel de 1800, é a mesma que se encontra no alto da escadaria da Prefeitura Municipal de São Gabriel.(poucos sabem disto!)

Félix de Azara,capitão de Fragata,engenheiro militar, erudito cientista, geógrafo, cartógrafo, botânico e historiador, merece um reconhecimento de toda a comunidade gabrielense, no sentido de que o seu nome seja perpetuado, através da honrosa distinção que os gabrielenses terão de denominar a entrada principal de São Gabriel, não mais a atual, mas sim "Avenida Dom Félix de Azara.

Lógico que para isso aconteça vai demandar muito trabalho e persistência.Um trabalho que envolve, comunidade e as chamadas forças vivas. Não sei se existe forças mortas! A idéia está lançada. A saga continua no próximo capítulo, quando teremos as considerações sobre quem foi Antonio Trilha.

Professor Luiz Meneghello

Dom Félix de Azara

Nenhum comentário:

Postar um comentário