quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Baronesa de Cambahy

*Anna de Sousa Brasil, chamada de “Donana”, casou-se com Antônio Martins da Cruz Jobim, nascido em Rio Pardo, a 20 de novembro de 1809. O casal Anna e Antônio teve apenas um filho, que faleceu aos cinco anos de idade, em Porto Alegre. Anna recebeu o título de Baronesa de Cambahy, porque seu marido Antônio Martins da Cruz Jobim foi agraciado com o título de Barão de Cambahy, durante a monarquia, em 11 de novembro de 1859.

O barão tornou-se um dos maiores proprietários de terras no Rio Grande do Sul, com três grandes estâncias Cambahy, Santa Eugênia (nome de sua mãe) e Ibirapuitã, em Alegrete (RS), as quais somadas a outras menores, espalhadas por vários municípios da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, perfaziam um total de 30 léguas de sesmarias.

O casal Anna e Antônio morou durantes muitos anos na estância Cambahy, em São Gabriel, onde Antônio mandou construir o célebre sobrado que traz o seu nome. Consta, que durante a sua construção, o Barão mandou colocar, nos cantos do sobrado, várias moedas de prata com a data do ano, com a finalidade de marcar a era de sua construção.
  
A fazenda foi considerada pelo médico e escritor alemão R.A. Lallemant como "uma das mais belas de todo o país e, pela situação, talvez a mais bela", durante sua visita por lá, em 1858. (Fonte:  http://assisbrasil.org/mpo.html)

Anna de Sousa Brasil, a "Baronesa de Cambahy". (Foto: http://assisbrasil.org/mpo.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário