domingo, 5 de janeiro de 2014

Em memória de Sepé Tiaraju

Mais de mil lideranças indígenas vindas de todas as regiões do Brasil, além de Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, estiveram reunidas em São Gabriel, entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2006, durante a "Assembléia Continental do Povo Guarani". O evento lembrou os 250 anos da queda da resistência do povo Guarani contra os exércitos de Espanha e Portugal, e seu líder, Sepé Tiaraju.

O encontro debateu a questão indígena e as formas de enfrentar os desafios do dia-a-dia. Assim como gritou Sépe Tiaraju "Alto lá! Esta terra tem dono", não só os Guarani como outros povos, têm ainda na terra a sua maior reivindicação.

Estima-se que hoje vivam 50 mil índios Guaranis no Brasil, 350 mil na Bolívia, 53 mil no Paraguai e 5 mil na Argentina - além de, no Uruguai, os Guaranis continuarem a freqüentar o seu "tekoha" (sua terra tradicional) mesmo sem o reconhecimento do Estado. A saber, à época do início da invasão, em 1492, os Guaranis chegavam a 2 milhões - o dobro da população de Portugal de então.


Crianças "Guaranis" do Rio Grande do Sul apresentaram-se na "Assembléia Continental Guarani", que aconteceu em São Gabriel no dia 5 de fevereiro de 2006, em uma das atividades em memória dos 250 anos do martírio de Sepé Tiaraju e do povo Guarani das Missões Jesuíticas. (Foto: Escola Gabriel Miranda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário