quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Raul Sotero de Souza

*Raul Sotero de Souza foi um poeta regionalista, gaiteiro e trovador repentista, nascido em São Gabriel, no distante ano de 1892. Faleceu em Santa Maria em 1972, com a idade de 80 anos. Publicou os livros “Inspiração de um Gaúcho”, com versos regionalistas, e “Desperta, Rio Grande”, de prosa e verso, editado pela Editora Pallotti, de Santa Maria, em 1962. E ainda um abecedário sobre pelos de cavalos. Costumava se apresentar em emissoras de rádio das cidades de Santa Maria, Jaguari, São Vicente, Mata e São Pedro do Sul entre outras.

Há referências ao poeta no livro “Gildo de Freitas”, de Juarez Fonseca, editado pela “Tchê, Comunicações Ltda.”, em 1985. Diz um trecho “o qual veio a cidade de Canoas trazer informações à dona Carminha, esposa de Gildo, que há muito não vinha em casa e nem mandava notícias. ... Eu vim aqui te dizer que era eu que te mandava dinheiro. Fazia os shows do Gildo e sempre tirava um pouco e mandava para ti. Então eu quero te avisar que o Gildo foi embora para outro lugar, e não sei notícias dele. Porisso tu não deves mais contar comigo.”

Ele escreveu uns versos em memória de “Talco Cardoso”, que estão publicados neste blog. Na época em que apareceu essa décima (literatura de cordel), era muito usada no Nordeste. Aqui no Sul era bastante disputada e vendida nos trens de passageiros. A coisa ainda estava meio complicada, estavam muito verdes e marcadas as estrepolias do “Talco” e de seus matreiros.

Raul Sotero participou, como trovador repentista, no “Grande Rodeio Coringa”, famoso programa da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, apresentado por Darcy Fagundes e Luiz Menezes, que ia ao ar todos os domingos a noite.  No programa desfilavam outros grandes repentistas, como Inácio Cardoso, Teréco Oliveira, Genésio Barreto, Luiz Müller, Portela Delavi, Garoto de Ouro, Preto Limão e Gildo de Freitas.

No festival de música nativista “Flete da Canção Gaúcha”, do município de Santa Margarida do Sul, foi criado, em homenagem ao poeta e trovador, o troféu Raul Sotero para a modalidade melhor intérprete de música do festival. (Fonte: O Povo do Sul)

Raul Sotero de Souza, ao lado de sua inseparável gaita. (Fato: Autor ignorado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário