quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Eduardo Petrarca Léo

*Nasceu em São Gabriel no dia 7 de setembro de 1957. Filho de Izidoro Léo, ex-jogador de futebol, e de dona Odessa Menna Barreto Petrarca, herdou do pai o gosto pelo futebol. Izidoro veio de São Paulo para São Gabriel na década de 1950 para jogar no E.C. Cruzeiro. Naquela época, o trigo impulsionava o futebol local, que fazia grandes contratações. Léo, como era chamado pelos torcedores, também jogou pelo G.E. Gabrielense e participou de diretorias do clube colorado e foi um dos fundadores do E.C. Municipal.

Eduardo começou a carreira aos 16 anos de idade, jogando no Oriente F.C., que era presidido pelo saudoso desportista Rudyard Guarani de Bem. Um fato curioso e histórico, Eduardo foi o único jogador até hoje a ser negociado entre dois clubes de São Gabriel. Ele foi vendido pelo Oriente a Associação São Gabriel de Futebol, que tinha como um dos dirigentes Zamir Neves Coirolo, responsável pela negociação.

Em 1979, depois de um jogo da S.E.R. São Gabriel, em Santa Maria, o bom futebol de Eduardo chamou a atenção de alguns empresários portugueses que estavam no estádio. E não deu outra, foi levado para o Acadêmica, de Coimbra, Portugal. Junto com ele, foi Padilha, jogador que atuava pelo Grêmio Esportivo Pedro Osório (Gepo), de Tupanciretã.

Como o time era de uma universidade, Eduardo teve que frequentar o Curso de Direito por exigência contratual, mas não chegou a se formar advogado. O time do Acadêmica é de porte médio no futebol português, embora tenha uma boa estrutura. O seu estádio tem capacidade para 50 mil expectadores.

Eduardo ficou no futebol português até 1981. Retornou a São Gabriel a tempo de participar de alguns jogos da S.E.R. São Gabriel, que disputava o Campeonato Gaúcho da Divisão Especial. Jogou seis meses, estourou um dos joelhos e teve de abandonar os gramados. Mas não deixou o futebol de todo: em 1985 assumiu a presidência da S.E.R. São Gabriel.

No dia 14 de maio de 1982 casou-se com a professora Ana Rita Fagundes Léo e passou a dedicar-se a atividade política, tendo sido eleito vereador em 1982. Ficou na Câmara Municipal até 1988. Depois, concorreu a Assembleia Legislativa do Estado e exerceu importantes cargos nos ministérios da Educação e dos Transportes. Em 1992, foi vice-prefeito municipal e depois secretário municipal. Sua esposa Ana Rita se elegeu vereadora por duas vezes.

Hoje, Eduardo está fora da política e dedica-se a cuidar da propriedade rural da família, em Azevedo Sodré, interior do município. (Extraído do livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria do jornalista Nilo Dias - O operador deste blog)



Nenhum comentário:

Postar um comentário