segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

*Meu amigo Nilo, o pior de tudo é que a corrupção não nasceu na democracia. Vou te dar um exemplo bem claro, de algo que aconteceu em São Gabriel. Os gabrielenses com mais de 40 anos devem lembrar, e tu Nilo, inclusive deve saber. Iniciaram uma estrada de ferro que iria de São Gabriel a Santa Maria. Por muito tempo ficaram trabalhando nela.

Passava por Vista Alegre. Te digo isso, pois conheço muito bem o local, e ainda porque passava dentro de um campo de minha avó, na localidade de Caieira, próximo a Vista Alegre. Tinha um acampamento maior que qualquer vila de São Gabriel.

Na rua Barão de São Gabriel havia um escritório, e meu pai trabalhou ali durante a noite como vigia. Fizeram toda a terraplenagem até próximo de Santa Maria, pagaram os donos das propriedades, fizeram todos o bueiros. Na casa de um tio meu havia uma montanha de tábua, que por lá ficou por muito tempo e depois não sei o que fizeram.

Mas essa estrada nunca foi concluída. Em resumo qual foi à utilidade dela? Se deduz que foi usada para desviar dinheiro para alguém. Quem duvidar é so pesquisar, porque ainda devem estar por lá os bueiros e o traçado daquilo que deveria ser uma estrada. Coisas assim existem muitas por esse Brasil afora, exemplos ainda vivos de corrupção.

Tem um militar da reserva que tu conhece bem em São Gabriel, homem íntegro, que um dia me contou uma história do tempo da ditadura. Certa vez, ele era responsável por materiais no quartel. E foi obrigado a receber uma padiola para cada soldado, porque houve um acordo de um general com uma fabrica de padiolas(macas). Ou seja, de comprar uma padiola para cada soldado do Brasil. O correto seria uma maca para cada dois soldados.

Não lembro bem, mas parece que foram 28 macas para um regimento. Isso também não é corrupção? Se agora existe é porque aprenderam antes.

Um forte abraço do amigo Napoleão Langendorff

Nenhum comentário:

Postar um comentário