segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um animal astuto

*O sorro é um animal comum em qualquer campo do Rio Grande do Sul. É muito parecido com um cachorro. Em São Gabriel é facilmente encontrado, embora dificilmente se possa enxergá-lo. Vem do "sorro" a palavra sorrateiro, que quer dizer ardiloso, manhoso,velhaco, matreiro, que faz as coisas disfarçadamente.

É a mais pura das verdades. Eu, particularmente, nunca vi um "sorro" de perto, embora  minhas  muitas andanças pelos campos de Dom Pedrito, minha terra natal e São Gabriel, ode fiz inúmeras e inesquecíveis pescarias. Não vi, mas senti a presença desse astuto animal.

Vou contar dois fatos em que estive presente. Numa pescaria, em que fui com os amigos tenente Alcy Dutra, reformado do Exército, serviu no 6º BE e o Flávio Lucca, eletricista de carros, fizemos um churrasco ao cair da noite, que foi o nosso jantar regado a um bom vinho. Sobrou bastante carne, que deixamos espetadas ao encosto da barraca.

De manhã, nos levantamos cedo para desmalhar os peixes das redes, e para surpresa nossa, não encontramos mais a carne e nem os espetos. Meses depois, ao chegarmos ao local para nova pescaria, nos deparamos com dois dos três espetos surrupiados. O que faltou, nunca mais vimos.

Em outra ocasião, em nova pescaria, eu joguei minhas linhas de espera na água. Era de noite e a barragem estava "para peixe". Cada traíra que eu pegava, jogava para trás. Depois de muito tempo, e pronto para ir dormir, procurei os peixes, todos de bom tamanho, cerca de cinco ou seis, e nada. Não sobrou nenhum. Façanha dos "sorros", que sem fazer barulho algum, levaram o resultado da minha pescaria.

 A foto foi tirada pelo amigo Valdir Borin, que teve mais sorte que eu, ao encontrar tão interessante animal..

Um comentário:

  1. Show de bola.
    Saudade grande do pampa querido.
    Abraço fraterno amigo.
    Desde Natal/RN

    ResponderExcluir