domingo, 2 de março de 2014

Cherpa, o artilheiro

*Algenor Batista de Mello, o "Cherpa", nasceu em São Gabriel, no ano de 1932. Hoje, com 82 anos, é um dos últimos remanescentes da "Velha Guarda" do futebol de São Gabriel. O apelido "Cherpa", vem de "farpa".Quando guri e cortava o cabelo, este renascia como "ferpa" (felpa, o correto) de madeira, daí o apelido. Depois evoluiu para "Cherpa".

Ele serviu ao Exército Nacional lá pelos anos de 1949/1950 quando iniciou a carreira de futebolista. Logo depois deu baixa.Ele reside próximo a estátua do Anjo Gabriel. Até poucos anos atrás, ainda participava de "peladas" com amigos, em gramados de clubes amadores.

Atacante de impulso e inteligência foi um artilheiro nato, defendendo as cores do G.E. Gabrielense. Em um só jogo, contra o S.C. Brasil, pelo campeonato da cidade de 1953, marcou sete gols. Raro era o ano em que não conquistava o título de artilheiro das competições que disputava. É, até hoje, o maior artilheiro do futebol de São Gabriel, em todos os tempos.

"Cherpa" jogou ao lado de outros nomes valiosos que muito alegraram os torcedores da cidade, tais como Vulcário, Mauro, Vitrola, Vagalume, Meleu, Miroca, Turco, Clóvis Braunner, Delélis, Dênica e outros que também mereciam ter suas biografias estampadas neste livro, o que infelizmente não foi possível.

Em 1999 eu tive a oportunidade de visitá-lo, quando consegui várias fotos dele e do G.E. Gabrielense, nos anos 50. Pena não tê-lo entrevistado naquela oportunidade. Certamente teria muita coisa para contar sobre o futebol gabrielense do passado, que ele tão bem conheceu. (Texto extraído do livro "100 anos de futebol em São Gabriel", de autoria de Nilo Dias, operador deste blog)

Cherpa em foto recente, tirada por seu sobrinho Jefer Estigarraga e enviada ao blog.

2 comentários:

  1. Além de grande jogador que foi no passado, excelente pessoa de caráter irretocável. Pessoa que vive seus dias atuais em meio ao cultivo de várias plantas e o cuidado extremo com a saúde e o bem estar dos animais. Um ativista nato. Parabéns Tio Cherpa.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o prazer e o privilégio de conhecer esta pessoa já tão bem enaltecida neste artigo. Valem todos os adjetivos enaltecendo suas qualidades neste cenário esportivo de minha terra natal. Salve o Cherpa! Muita saúde e felicidades!

    ResponderExcluir