quinta-feira, 6 de março de 2014

Combate do Cerro Alegre

*A Revolução Constitucionalista de 1932, foi um movimento deflagrado em São Paulo, mas teve adesões no Rio Grande do Sul. Liderados por Borges de Medeiros, alguns gaúchos entraram em combate contra tropas fiéis ao presidente Getúlio Vargas. Esses revolucionários foram dominados na "Batalha de Cerro Alegre", no dia 20 de setembro de 1932, em Piratini. No confronto, Borges foi preso e mais de 200 revolucionários morreram.

Quando da Revolução de 1932, foram criados dois "Corpos Provisórios" em São Gabriel., o 13º e o 40º "Corpo Auxiliar da Brigada Militar", comandados pelos irmãos tenentes-coronéis Adel e Alfredo Bento Pereira. O 40º foi dissolvido após 45 dias da sua criação. 

O "13º Corpo Auxiliar" tinha um efetivo de 400 homens. Chegou a 20 de setembro de 1932 na Estância do Cerro Alegre, onde acampou e seus homens churrasquearam. O contingente foi reforçado por um esquadrão do "12º Corpo Auxiliar de Dom Pedrito", sob o comando do major Leopoldino Dutra ("Pudico"), com 150 homens; e do 3º Esquadrão, do "1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar", com 120 homens, comandado pelo 1º tenente Júlio Pinheiro, auxiliado pelo 1º tenente Cely Guarani de Bem, do 13º. Ao todo, 670 homens providos de farta munição e com regular adestramento militar.

A força de Borges de Medeiros não ia além de 204 homens, recrutados às pressas, numa campereada pagueira, os quais, em sua maioria, desconheciam o manejo das próprias armas. Seguiam aliciados pelo entusiasmo dos seus chefes políticos. E o resultado não podia ser outro, a derrota das forças rebeldes, no que se denominou chamar de "Combate do Cerro Alegre. (Extraído do livro "História de São Gabriel", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

Ano, 1932. Oficiais do "13º Corpo Auxiliar da Brigada Militar". Da esquerda para a direita, em pé. Tenentes: Carlos Robson, Oswaldo Vieira, Alfredo Brites, Otaviano Rosa, Othelo Flores Maya, Aristóteles César de Castro Pinto, Saturnino Nery de Lima, Hugo Madureira Coelho e João Thomaz Soares Leal. Sentados, na mesma ordem. Capitães: Caboclo Marques, Frantz Bragança, médio doutor Eugênio Sandors, comandante tenente-coronel Adel Bento Pereira, major Heitor Coimbra, capitães Itolbidez de Oliveira Garcez e Seyla Gomes da Silveira. (Foto: Fototeca do Museu João Pedro Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário