terça-feira, 18 de março de 2014

O Poder da Vontade

Carlos Cândido Pereira foi um batalhador pela busca de um transporte ao mesmo tempo barato e eficiente, que atendesse às necessidades dos produtores da costa do rio Vacacaí, na zona de Santa Bárbara (Catuçaba), que depois das colheitas não tinham como levá-las em tempo apropriado aos locais de consumo.

Para tentar resolver o problema, encomendou ao estaleiro "Mabilde", de Porto Alegre, um pequeno navio rebocador, destinado aos serviços de carga no rio Vacacaí. A embarcação, que levava o nome de "Poder da Vontade", chegou em São Gabriel no mês de julho de 1912, quando de uma enchente que deixou às barrancas do rio pouco abaixo da antiga ponte de madeira.

O "Poder da Vontade" foi recebido com festa pela população, relembrando a chegada do navio "Cachoeira", em 1860. Por muitos anos a embarcação cumpriu a tarefa de singrar o rio, às vezes rebocando pesadas chatas, abarrotadas de arroz e madeira, cobrindo o longo percurso em poucas horas.

O jornal "O Imparcial", em 17 de julho de 1971 publicou um artigo escrito por Antônio Rodrigues Pereira, filho do proprietário do "Poder da Vontade", que descreveu a paisagem do rio Vavacaí. Dizia que "no silêncio da mata ainda virgem, bandos de garças, patos, marrecos, pássaros de todas as matizes, inclusive capinchos, bugios e outros animais selvagens, surgiam às margens do rio e depois céleres se dispersavam , como que assustados ao verem o "intruso" que quebrava a monotonia do lugar".

O "Poder da Vontade" foi vendido, anos depois, à firma "Amabílio Cunha", de Rio Grande, onde chegou viajando por água, tendo sido mais tarde batizado com o nome de "São Gabriel". Passados muitos anos, Carlos Cândido Pereira Filho (Candoca), tentou reproduzir a viagem do pai, com um rebocador de menor porte. Não foi avante, a época era outra. 

O rio tinha em seu leito densas reboleiras de amarílios, sarandis e outras árvores que obstruíam a passagem, tornando impossível a navegação de qualquer tipo de barco cargueiro, salvo pequenos botes de impulso manual. (Fonte: Livro "História de São Gabriel", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

O pequeno rebocador "Poder da Vontade", quando chegou festivamente em São Gabriel, em julho de 1912. (Fototeca do Museu João Pedro Nunes - Foto publicada no livro "História de São Gabriel", de autoria do historiador Osório Santana Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário